Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Os Ícones das Doze Grandes Festas

por Teófanes de Creta - Monastério Stavronikita

As “Doze Festas” no Monastério de Stavronikita é um dos trabalhos finais de Teófanes e representa um ápice na história da iconografia eclesiástica. Elas são frutos da grande experiência desse iconógrafo, renomado como líder da Escola de Creta, é o zênite de séculos de tradições teológicas e iconográficas que deram forma a modos de representação próprios e bem experimentados.

Theophanis Strelitzas, também chamado Bathas, nasceu em Thonis-Heracleion (Creta) no fim do século XV. Após trabalhar na ilha nativa, ele foi ao continente, onde vimos ele, ainda como monge, escrevendo murais nos monastérios de Meteora em 1527. Subsequentemente, ele voltou à Montanha Sagrada onde, em 1535, trabalhou no Monastério da Grande Lavra. Em 1546 ele completou os murais no katholikon e no refeitório, assim como os ícones sobre a iconostasis, no Monastério de Stavronikita.

A maturidade de nosso iconógrafo é evidente: seus traços são claros e consoantes, suas cores correspondem com grande respeito e harmonia, as pinceladas são simples, os semblantes são severos. Os corpos são altos e magros, suas vestimentas são simples e respeitáveis, e a composição é bem equilibrada.

Ele revela todo o mundo interno de cada figura através do eixo de modelagem escura em um rosto. Através de uma pequena pincelada de tinta branca e um ponto negro ele dá a um olho uma expressão que mil palavras não podem descrever.

Riqueza em simplicidade e austeridade compassiva caracterizam o trabalho do monge Teófanes. A paz contrita criada pelo seu mundo iconográfico deriva da tranquilidade que possui como grande mestre e verdadeiro monge.

Toda a criação é transformada pela luz que vem do interior. E a graça com qual toda carne é imbuída testemunha o potencial espiritual do corpo.

O Teantropo, conhecido pela luz do Espírito, predomina do começo ao fim.

Emitindo de cada figura, da própria matéria, e simbolizada pelo campo de ouro, uma beleza encantora e glória perfeita são soberanas por toda parte.

Nestes quinze ícones um iconógrafo poderá encontrar a expressão iconográfica clássica; um teólogo poderá encontrar uma formulação teológica ortodoxa; e todo fiel poderá ouvir, de uma “voz sem som”, o relato completo dos principais eventos da economia divina e poderá receber a “graça e verdade” que “vêm através de Cristo”.

A ordem dos ícones na apresentação correspondem à sequência cronológica dos eventos que eles representam:

1. A Anunciação da Mãe de Deus 2. A Natividade de Cristo

3. A Apresentação de Cristo no Templo
4. O Batismo do Senhor 5. A Transfiguração do Salvador 6. A Ressureição de Lázaro
7. A Entrada a Jerusalém 8. A Crucificação 9. A Ressureição
 
10. “Veja o lugar em que repousa o Senhor” 11. As Mulheres Miróforas 12. A Confissão por Tomé de Cristo como Deus
13. A Ascenção 14. Pentecostes 15. A Dormição da Mãe de Deus

A reprodução destes santos ícones nós devemos à assídua e dedicada colaboração do Padre Stamates Scleres que foi responsável pelo projeto da pasta e pelas cartas elucidativas, o Senhor Costas Paschalides, o fotógrafo, que desenvolvem em seu laborátorio as folhas coloridas, e o tipógrafo Senhor Alexander Matsoukis cuja oficina esbanjou cuidado especial nas separações das cores, reprodução dos ícones e impressão das cartas.

A eles estendemos a nossa mais sincera e calorosa gratidão em nome de todos que possam se beneficiar e encontrar forças nos trabalhos de Teófanes.

Os hegúmenos do Santo Mosteiro de Stavronikita, Arquimandrita Basílio,
em nome de todos os irmãos-monges e irmãos em Cristo.

Fonte:

Extraído da pasta-folder desta coleção de ícones
Tradução: Humberto Cardoso
Florianópolis - SC, fevereiro de 2020

 

Voltar à página anterior Topo da página  
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas