
«A Santificação pela Graça
do Espírito Santo»
salvação objetiva realizada por Cristo e conferida ao homem pela graça do Espírito Santo, contando evidentemente que o homem seja, ou se torne, digno desta atribuição, é a santificação pelo Espírito Santo. Na verdade, a Igreja Ortodoxa ensina também que as três hipóstasis da Santíssima Trindade participam nesta santificação; mas atribui-se esta santificação de preferência ao Espírito Santo, porque Ele a completa. Que ela é necessária foi o próprio Cristo que o disse:
«Na verdade, na verdade te digo
que aquele que não nascer da água e do Espírito (Santo),
não pode entrar no Reino de Deus.» (Jo.3, 5).
Também aqueles que crêem em Cristo, Seus fiéis, são portadores do Espírito:
«Quem crê em Mim,
rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse Ele
do Espírito que haviam de receber
os que n'Ele cressem,
porque o Espírito Santo ainda não fora dado,
por ainda Jesus não ter sido glorificado.» (Jo.7, 38-39).
É por esta razão que Cristo prometeu a descida ou a efusão do Espírito Santo sobre os Seus discípulos:
«E Eu rogarei ao Pai,
e Ele vos dará um outro Consolador,
o Espírito de Verdade,
para que fique convosco para sempre.» (Jo.14, 16-17).
«Todavia digo-vos a verdade,
que vos convém que Eu vá;
porque, se Eu não for,
o Consolador não virá a vós:
mas se Eu for,
enviar-vo-lo-ei.» (Jo.16, 7).
Esta promessa realizou-se a quando do Pentecostes. Desde esse dia, todo o crente é um «templo do Espírito Santo» (1 Cor.6, 19).
Os frutos do Espírito Santo em nós são "o amor, a alegria, a paz, a paciência, a mansidão, a beleza da fidelidade, a temperança" (Gal.5, 22). Por este motivo, a Igreja Ortodoxa pronuncia esta oração: "Envia-nos o Teu Espírito Santo, que instrui as nossas almas e as fortifica, que as santifica e ilumina". Além do mais, é constantemente que através das orações invocamos o dom da graça do Espírito Santo. Assim, no Cânone Eucarístico da Liturgia de São Basílio, o presbítero exprime-se nestes termos:
«... Por Ele nos foi enviado o Espírito Santo,
o Espírito de Verdade,
o carisma de adoção,
a garantia externa da herança futura,
as primícias dos bens eternos,
a força vivificante,
a fonte da santificação:
fortalecida por Ele,
toda a criatura racional e espiritual
Te presta esta doxologia eterna...»
É dito nas antífonas do ofício dominical da manhã (tom 1):
«Pelo Espírito Santo toda a Criação é renovada;
ela retorna à sua condição primeira.»
«Ao Espírito Santo pertence o princípio de vida e a honra,
porque produz tudo o que é criado,
na medida em que Ele é Deus;
Ele mantêm-no no Pai pelo Filho.» [...]
«Do Espírito Santo derrama-se toda a verdade;
d'Ele a graça aflui aos Apóstolos;
por Ele os mártires são coroados nos combates,
por Ele os Profetas têm visões.» (tom 2).
«Do Espírito Santo irradia todo o dom benéfico...
n'Ele todas as coisas têm movimento e vida:
n'Ele vislumbra-se toda a santidade, toda a sabedoria!
É Ele que chama ao ser toda a criação;
é por Ele que chega a toda a criação
a Graça e a Vida.» (tom 3)
«Pelo Espírito Santo
toda a alma é animada e elevada purificando-se;
ela é iluminada pela Santíssima Trindade no santo mistério» [...]
«No Espírito Santo têm a sua fonte os rios da graça,
que regam toda a criação para que nasça a vida"; "ao Espírito Santo pertencem riqueza própria,
o conhecimento de Deus, a visão e a sabedoria,
porque é n'Ele que o Verbo revela
todas as doutrinas do Pai.» (tom 4)
«Ao Espírito Santo pertencem o próprio o entusiasmo,
a complacência, a compreensão,
a paz e a benção.» (tom 6)
«Ao Espírito Santo a fonte dos divinos tesouros,
donde provêm sabedoria, inteligência, temor"; "ao Espírito Santo o abismo das graças,
a opulência da glória,
a vasta profundidade das sentenças.» (tom 7)
Estas citações mostram já como, na Fé da Igreja Ortodoxa, o Espírito Santo é o dispensador de toda a vida e de todos os dons espirituais. Ele revela a verdade, Ele confere o verdadeiro conhecimento de Deus, a luz, a sabedoria, o perdão dos pecados, a santificação, a paz, o temor de Deus, a piedade. É o próprio Espírito Santo que celebra a Sagrada Liturgia, através do bispo e nele; daí esta oração do oficiante:
«Qualifica-nos para este ofício,
pela força do Teu Espírito Santo,
a fim de que, diante da Tua santa glória,
Te apresentemos o sacrifício de louvor,
pois és Tu que operas tudo em todos.»
(Liturgia de São Basílio o Grande).
Mas, o Espírito Santo realiza ainda o mais santo de todos os mistérios:
«Faze descer sobre nós o Teu Espírito Santo,
e faz deste Pão o precioso Corpo do Teu Cristo,
... e do que contém este Cálice,
o Sangue precioso do Teu Cristo!»"
(Liturgia de São João Crisóstomo).
Enfim, pelo envio do Espírito Santo, Jesus Cristo realizou a fundação da Sua Igreja sobre a Terra, remetendo-lhe a administração e a dispensa dos Santos Mistérios, pelos quais os fiéis participam na graça de Deus. Daqui resultam as afirmações de São Paulo:
«Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um só corpo...
e todos temos bebido de um só Espírito» (1 Cor.12, 13).
«Lá onde está a Igreja, lá também está o Espírito Santo de Deus", escreve Santo Ireneu de Lião, "e lá onde está o Espírito de Deus, lá está a Igreja com toda a graça» (Adv.Haer.,III, 24).
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