Textos de espiritualidade e dos Pais da Igreja

Sophia

O conceito de Sofia tem atrás de si uma longa história na teologia e na Igreja do Oriente. Já ocupava o primeiro lugar nas especulações teológicas de Orígenes e de Clemente. Na liturgia, o culto da sabedoria de Deus remonta a tempos remotíssimos, especialmente em Constantinopla, onde lhe foi erigido o templo de «Haghia Sofia». Na Rússia, o culto da «Divina Sabedoria» sempre foi muito vivo. O argumento de ordem teorética mostra que o conceito de «Sofia» permite superar as duas falsas concepções de mundo mais difundidas hoje em dia: em primeiro lugar, o maniqueísmo, inimigo das criaturas; em segundo lugar, o secularismo, que separa o mundo profano das fontes vivas da vida espiritual e religiosa. Com efeito, a «Sofia» une o mundo material e o mundo espiritual, Deus e o homem, estando presente onde quer que seja, em Deus de modo infinito, no homem e nas outras criaturas de modo finito. Deus e mundo não estão separados por um abismo insuperável, porque o mistério da «Sabedoria» afeta todas as coisas. Tudo é «Sabedoria» (...) (Serguei Bulgakov em MONDIN Battista, Introdução à história da teologia ortodoxa)

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«Byblos» (Biblioteca Ecclesia)

Texto 2 sobre a Igreja Ortodoxa
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14 jul 2020 By Sophia
Texto 2 de Catequese
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14 jul 2020 By Sophia
Texto teste Biblioteca
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14 jul 2020 By Sophia
Biblioteca Ecclesia (Portal antigo)
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14 jul 2020 By Sophia

As paixões segundo a Filocalia dos Santos Padres Népticos

Passions according to the Philokalia of the Holy Neptic Fathers

A finalidade da oração do coração é a obediência ao ensinamento do Evangelho de orar sem cessar: essa prece consiste na fusão da invocação do nome de Jesus e da oração do publicano: «Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!» (Lc: 18,13) O que resulta: «Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador».
Signature Wilma Steagall De Tommaso* *Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS SP). Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Membro Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

Introdução à Filocalia

Resumo

O artigo pretende apresentar de forma sucinta a «Philocalie des Pères Neptiques: À l’écolemystique de la prière intérieure», coleção de sete volumes que contém textos monásticos originais dos Pais do Deserto do Oriente. Com ênfase no pensamento de Evágrio Pôntico (345-399), os textos estão em ordem cronológica e começam por Santo Antão, século IV conhecido como o pai dos monges e vão até Simeão de Tessalônica (+1429). Esse vasto tratado dá a direção àqueles que pretendem seguir o caminho ascético, a começar pela difícil batalha interior: a luta contra as próprias paixões. Para isso, o monge deve aceitar a morte, aprender a oração do coração. É a práxis que liberta o asceta das paixões e o torna livre para amar. Esse é o aspecto do tratado literário que será aqui descrito. «Philocalie des Pères Neptiques: À l’école mystique de laprièreintérieure» — é um vasto tratado, integralmente transcrito, não apenas substratos, dos Pais do deserto acerca da «escola mística da prece interior». Essa escola trata de sugerir uma ação (a praxis) e a contemplação cuja finalidade é descobrir «o tesouro escondido no coração», alusão à parábola do Evangelho (Mt 13: 47-50) que descreve um homem, tendo achado um tesouro no campo, vende tudo o que tem para possuir esse tesouro. Em 1782, no final do século XVIII, o monge grego Nicodemos o Hagiorita1 publicou a «Filocalia» em língua grega. A obra foi publicada em Veneza, pois livros cristãos não podiam ser publicados no Império Otomano. Logo depois, em 1793, Païsij Velitchkosky, na Moldávia, traduziu a obra para a língua eslava e a publicou na Rússia. A obra foi traduzida para o francês a partir da 4ª edição grega (Atenas, 1976) por Jacques Touraille, sob a responsabilidade de Boris Bobrinskoy e do Grupo de tradução da Filocalia, em 11 volumes pelas Éditions de Belle Fontaine de 1979 a 1991 (...)
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