A «Sinaxe dos Santos Doze Apóstolos»
Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho. Jesus também tinha para ajudá-lo em vida, além dos doze apóstolos, cerca de 70 discípulos, palavra derivada do latim que significa aluno. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam sua profissão nas águas da Galiléia. Quando foram chamados para servir, eles se dedicaram a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara. São estes os nomes dos doze Apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu.
Na Divina Liturgia:
Apolitíkion da Festa (Modo 3º)
Santos Apóstolos, intercedei por nós junto ao Deus Clemente, que Ele nos conceda o perdão de nossos pecados e paz às nossas almas.
Απόστολοι Άγιοι, πρεσβεύσατε τώ ελεήμονι Θεώ ίνα πταισμάτων άφεσιν, παράσχη ταίς ψυχάς ημών.
Outro Apolitíkion da Festa (Modo 3º)
Como num candelabro de doze tochas, brilham as chamas dos doze, Apóstolos de Cristo: Pedro e Paulo, com Lucas, André e João, Bartolomeu Filipe com Mateus e Simão, Marcos e Tiago, e Tomé, o bem-aventurado, iluminando os que, na fé, clamam: «Salve ó testemunhas do Verbo»!
Kondakion da Festa (Modo 2º)
Os infalíveis pregadores da palavra de Deus, os Corifeus dos teus Apóstolos, Senhor, encontraram junto de Ti o lugar do seu repouso, no usufruto dos teus bens; pois acolheste os seus sofrimentos e suas mortes melhor que outra oferenda das primícias da terra, Tu, o único que pode ler o coração dos homens.
Τούς ασφαλείς καί θεοφθόγγους κήρυκας, τήν κορυφήν τών Μαθητών σου Κύριε, προσελάβου εις απόλαυσιν, τών αγαθών σου καί ανάπαυσιν, τούς πόνους γάρ εκείνων καί τόν θάνατον, εδέξω υπέρ πάσαν πλοκάρπωσιν, ο μόνος γινώσκων τά εγκάρδια.
Prokímenon (Modo Grave)
Refrão: Por toda a terra espalhou-se a sua voz.
Vers.: Os céus narram a glória de Deus.
Εἰς πᾶσαν τὴν γῆν ἐξῆλθεν ὁ φθόγγος αὐτῶν.
Στίχ. Οἱ οὐρανοὶ διηγοῦνται δόξαν Θεοῦ.
Epístola (Apóstolos)
Primeira Epístola do Apóstolo São Paulo aos CORÍNTIOS (4: 9-16).
rmãos, julgo que Deus nos expôs, a nós, apóstolos, em último lugar, como condenados à morte: fomos dados em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Somos loucos por causa de Cristo, vós, porém, sois prudentes em Cristo; somos fracos, vós, porém, sois fortes; vós sois bem considerados, nós, porém, somos desprezados. Até o momento presente ainda sofremos fome, sede e nudez; somos maltratados, não temos morada certa e fatigamo-nos trabalhando com as próprias mãos. Somos amaldiçoados, e bendizemos; somos perseguidos, e suportamos; somos caluniados, e consolamos. Até o presente somos considerados como o lixo do mundo, a escória do universo. Não vos escrevo tais coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar como a filhos bem-amados. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil pedagogos em Cristo, não teríeis muitos pais, pois fui eu quem pelo Evangelho vos gerou em Cristo Jesus. Exorto-vos, portanto: sede meus imitadores. Foi em vista disso que vos enviei Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor; ele vos recordará minhas normas de vida em Cristo Jesus, tais como as ensino em toda parte, em todas as igrejas!
Aleluia (Modo 1º)
Vers. 1: Os céus publicarão as tuas maravilhas, Senhor, e a tua verdade, na assembleia dos santos.
Vers. 2: Deus é glorificado na assembleia dos santos, grande e terrível sobre todos os que o cercam.
Στίχ. αʹ. Ἐξομολογήσονται οἱ οὐρανοὶ τὰ θαυμάσιά σου, Κύριε, καὶ τὴν ἀλήθειάν σου ἐν ἐκκλησίᾳ ἁγίων.
Στίχ. βʹ. Ὁ Θεὸς ἐνδοξαζόμενος ἐν βουλῇ ἁγίων, μέγας καὶ φοβερὸς ἐπὶ πάντας τοὺς περικύκλῳ αὐτοῦ.
Evangelho
Santo Evangelho segundo o Evangelista São MATEUS (9: 36, 10: 1-8).
aquele tempo, [Jesus percorria todas as cidades e povoados ensinando em suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino, enquanto curava toda sorte de doenças e enfermidades.] Ao ver a multidão teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: «A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita». Chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade de expulsar os espíritos impuros e de curar toda sorte de males e enfermidades. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, o filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, aquele que o entregou. Jesus enviou esses Doze com estas recomendações: «Não tomeis o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Dirigi-vos, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Dirigindo-vos a elas, proclamai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça dai.
Kinonikón
Por toda a terra espalhou-se a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras.
Aleluia!
Εἰς πᾶσαν τὴν γῆν ἐξῆλθεν ὁ φθόγγος αὐτῶν, καὶ εἰς τὰ πέρατα τῆς οἰκουμένης τὰ ῥήματα αὐτῶν. Ἀλληλούϊα.
SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS
Pe. Pavlos, Hieromonge
.jpg?_t=1624905988)
«Os Doze Santos Apóstolos»
stes são os nomes dos doze Apóstolos: Primeiro Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu; Felipe, e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeo, e Tadeu; Simão o zelote e Matias, que foi eleito para assumir o lugar de Judas Iscariotes, o que traiu Jesus. Todos os discípulos de Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas e João. Judas Iscariotes (12º), que traiu Jesus e acabou se enforcando; João (4º), após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural; Matias, ficou no lugar de Judas Iscariotes e foi martirizado na Etiópia; Simão (11º), o zelote, foi crucificado; Tadeu (10º), morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia; Tiago (9º), o mais jovem, pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado; Mateus (8º), morreu como mártir na Etiópia; Tomé (7º), pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé; Bartolomeu (6º), serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte; Filipe (5º), pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis; André (2º), pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado em Acácia pelo procônsul Eges. Foi amarrado para sofrer mais. Ele foi crucificado em forma de X (cruz decussada); Tiago (3º), o mais velho, pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes; Simão Pedro (1º), pregou entre os judeus até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo. Considerado indigno de sofrer como Jesus; Paulo, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionário nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.
Referências Bibliográficas:
BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013.