Sinaxe da Santíssima Theotokos (Modo Próprio)
Comemora-se também neste dia os santos Eutímio, Confessor, bispo de Sardes († c. 825); Hieromártir Constantino da Rússia, que lutou em Constantinopla (1743); Constancio, o novo mártir; Valaam o Justo de Valaam.
Hoje não jejuamos. Todos os alimentos podem ser consumidos. Celebramos sem jejuar e sem fazer nenhuma abstinência.
No Orthros (Matinas):
Irmós da 9ª Ode:
Glorifica, ó minha alma, aquela que é mais venerável e mais gloriosa que os exércitos celestes. Eu contemplo um mistério estranho e admirável: a gruta tornou-se o Céu; a Virgem, o trono dos Querubins; e a manjedoura, um lugar honroso, no qual repousa o incomensurável, Cristo Deus. Louvemo-lo e glorifiquemo-lo!
Na Divina Liturgia:
Canto de Entrada (Isodikón)
Das entranhas eu te gerei antes do romper da manhã. O Senhor jurou e não se arrependerá. Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melchizedek.
Salva-nos ó Filho de Deus, que nasceste de uma Virgem a nós que a Ti cantamos: Aleluia!
Ἐκ γαστρὸς πρὸ Ἑωσφόρου ἐγέννησά σε, ὤμοσε Κύριος, καὶ οὐ μεταμεληθήσεται. Σὺ Ἱερεὺς εἰς τὸν αἰῶνα, κατὰ τὴν τάξιν Μελχισεδέκ.
Σῶσον ἡμᾶς Υἱὲ Θεοῦ, ὁ ἐκ Παρθένουτεχθείς ψάλλοντάς σοι, Ἀλληλούϊα.
Apolitikio da Festa (Modo 4º)
Teu Nascimento, ó Cristo nosso Deus, fez brilhar no mundo a luz do conhecimento. Nela os adoradores dos astros aprenderam de um astro a adorar-te, Sol de Justiça, e a reconhecer-te como o Oriente vindo do alto. Senhor, glória a Ti!
Ἡ Γέννησίς σου Χριστὲ ὁ Θεὸς ἡμῶν, ἀνέτειλε τῷ κόσμῳ, τὸ φῶςτὸ τῆς γνώσεως˙ ἐν αὐτῇ γὰρ οἱ τοῖς ἄστροις λατρεύοντες, ὑπὸ ἀστέρος ἐδιδάσκοντο, σὲ προσκυνεῖν, τὸν Ἥλιον τῆς δικαιοσύνης, καὶ σὲ γινώσκειν ἐξ ὕψους ἀνατολήν. Κύριε δόξα σοι.
Kondakion (Modo 3º)
Hoje a Virgem dá à luz o Eterno, e a terra é uma gruta ao Inacessível. Os Anjos e os Pastores louvam-No, e os Magos, guiados pela estrela, avançam. Tu nasceste para nós, ó Menino, Deus antes de todo tempo.
Ἡ Παρθένος σήμερον, τὸν ὑπερούσιον τίκτει, καὶ ἡ γῆ τὸ Σπήλαιον, τῷ ἀπροσίτῳ προσάγει. Ἄγγελοι μετὰ Ποιμένων δοξολογοῦσι. Μάγοι δὲ μετὰ ἀστέρος ὁδοιποροῦσι. Δι᾿ ἡμᾶς γὰρ ἐγεννήθη, Παιδίον νέον, ὁ πρὸ αἰώνων Θεός.
Trisagion
✠ Vós que em Cristo fostes batiza-dos, de Cristo vos revestistes. Aleluia!
Ὅσοιεἰς Χριστὸν ἐβαπτίσθητε, Χριστὸν ἐνεδύσασθε, Ἀλληλούϊα
Prokímenon
Refrão: Minha alma glorifica o Senhor; e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.
Vers.: Porque voltou seus olhos para a humildade de sua serva.
Μεγαλύνει ἡ ψυχή μου τὸν Κύριον, καὶ ἠγαλλίασε τὸ πνεῦμά μου ἐπὶ τῷ Θεῷ τῷ Σωτῆρί μου.
Στίχ. Ὅτι ἐπέβλεψεν ἐπὶ τὴν ταπείνωσιν τῆς δούλης αὐτοῦ·
Epístola (Apóstolos)
Epístola do Apóstolo São Paulo aos HEBREUS [2: 11-18].
rmãos, convinha, de fato, que aquele por quem e para quem todas as coisas existem, querendo conduzir muitos filhos à glória, levasse à perfeição, por meio de sofrimentos, o Iniciador da salvação deles. “Pois tanto o Santificador quanto os santificados, todos, descendem de um só;” razão por que não se envergonha de os chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos; em plena assembleia te louvarei; e mais: Porei nele a minha confiança; e ainda; Eis-me aqui com os filhos que Deus me deu. Uma vez que os filhos têm em comum carne e sangue, por isso também ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte; isto é, o diabo; e libertar os que passaram toda a vida em estado de servidão; pelo temor da morte. Pois não veio ele ocupar-se com anjos, mas, sim, com a descendência de Abraão. Convinha, por isso, que em tudo se tornasse semelhante-aos irmãos, para ser, em relação a Deus, Sumo Sacerdote misericordioso e fiel, para expiar assim os pecados do povo. Pois, tendo ele mesmo passado pela prova, é capaz de socorrer os que são provados.
Aleluia
Vers. 1: Os céus publicam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Vers. 2: Um dia ao outro transmite esta mensagem e uma noite à outra a comunica.
Στίχ. Αʹ. Οἱ οὐρανοὶ διηγοῦνται δόξαν Θεοῦ, ποίησιν δὲ χειρῶν αὐτοῦ ἀναγγέλλει τὸ στερέωμα.
Στίχ. βʹ. Ἡμέρα τῇ ἡμέρᾳ ἐρεύγεται ῥῆμα, καὶ νὺξ νυκτὶ ἀναγγέλλει γνῶσιν.
Evangelho
Evangelho segundo o Evangelista São MATEUS [2: 13-23].
aquele tempo, após sua partida, eis que o Anjo do Senhor se manifestou em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes procurará o menino para o matar”. Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que dissera o Senhor por meio do profeta: Do Egito chamei o meu filho. Então Herodes, percebendo que fora enganado pelos magos ficou enfurecido e mandou matar, em Belém e em todo seu território, todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo de que havia se certificado com os magos. Então cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Jeremias: “Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos; e não quer consolação, porque eles já não existem”. Quando Herodes morreu, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, pois os que buscavam tirar a vida ao menino já morreram” . Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e entrou na terra de Israel. Mas, ouvindo que Arquelau era rei da Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo recebido um aviso em sonho, partiu para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: «Ele será chamado Nazareu».
Kinonikón (Modo 1º)
O Senhor enviou ao seu povo a redenção. Aleluia!
Λύτρωσιν ἀπέστειλε Κύριος τῷ λαῷ αὐτοῦ. Ἀλληλούϊα.
Apólisis
Que Aquele que nasceu numa gruta e foi reclinado numa manjedoura, para nossa salvação, Cristo, nosso verdadeiro Deus…
«…῾Ο ἐν σπηλαίῳ γεννηθείς καί ἐν φάτνῃ ἀνακλιθείς διά τήν ἡμῶν σωτηρίαν, Χριστός ὁ ἀληθινός Θεός ἡμῶν…».
A Sinaxe da Santíssima Theotokos (Mãe de Deus)
Santa Virgem Maria é chamada Mãe de Deus, em grego «Theotókos», e Ela o é verdadeiramente, pois gerou segundo a carne, o Verbo Divino. A festa de ontem celebrava um fato histórico. A de hoje é a festa da maternidade divina da Virgem.
Nosso Senhor é Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, em Sua Única Pessoa foram unidas a Natureza Divina, sem mudança e a natureza humana criada em seu estado perfeito e gerada maravilhosamente por ação do Divino Espírito Santo no Seio da Virgem Maria. Por isso Maria é Mãe de Jesus da mesma forma que outras mães o são para seus filhos, e mais perfeitamente ainda. E uma vez que Jesus é verdadeiramente o Verbo de Deus, o Próprio Deus, Maria é verdadeiramente a Mãe de Deus.
É um dogma definido solenemente pelo Concílio de Éfeso em 431, mas que Isabel já havia expressado no dia da Visitação: «De onde me foi concedido que a Mãe de meu Senhor venha a mim?» (Lc 1,43).
Referências:
BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013.