Skip to content
Há 20 anos, conectando o Brasil com o Mundo Ortodoxo
facebook
twitter
youtube
pinterest
ECCLESIA Brasil
Telefone +55 48 98 4567 000
E-mail [email protected]
Localização Florianópolis, SC (Brasil)
  • BYBLOS
    • SINAXE
    • Catequese
    • Diálogo Ecumênico
    • Documentos da Igreja
      • Creta 2016
    • Doutrina Social da Igreja
    • Espiritualidade
    • Estudos Bíblicos
    • Filosofia
    • História da Igreja
    • Iconografia
    • Igreja Ortodoxa
    • Patriarcado Ecumênico
    • Liturgia
    • Miscellaneous
    • Nossa Fé Ortodoxa
    • Pais da Igreja
    • Sacramentos
    • Temas Pastorais
    • Teologia

1º/28 de Outubro: Solenidade da «Proteção da Santíssima Theotokos»

Home > Byblos > 1º/28 de Outubro: Solenidade da «Proteção da Santíssima Theotokos»

1º/28 de Outubro: Solenidade da «Proteção da Santíssima Theotokos»

1 de outubro de 2022 | By ecclesia
0

Festa da «Proteção da Theotokos» (Modo Próprio)

Comemoração dos Ss.  Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I); Romano, o Melode († c. 557); Savas de Visera, o milagroso.

A Festa da Proteção comemora o aparecimento da santíssima Theotokos na Igreja de Blacherne, em Constantinopla, no século X, conforme registrado na vida de Santo André, o Louco por amor de Cristo. Enquanto as multidões dos fiéis se reuniam na igreja, Epifânio, o amigo de Santo André, através das orações do Santo, viu a Virgem Maria acima dos fiéis e estendendo o seu véu sobre eles, significando a sua proteção incessante sobre todos os cristãos. Por isso, celebramos anualmente uma festa de gratidão, implorando a Nossa Santíssima Senhora que nunca cesse de nos abrigar em suas poderosas orações.

Esta solenidade, celebrada em 1º de outubro, desde a década de 1950 é comemorada  pela Igreja da Grécia em 28 de outubro.

No Ofício de Vésperas:

Leituras bíblicas:

  1. Gn 28, 10-17 (1ª leitura);
  2. Ez 43, 27-44, 4 (2ª leitura);
  3. Pr 9, 1-11 (3ª leitura).

No Orthros (Matinas):

Evangelho (Eoth. 5)

Santo Evangelho segundo o Evangelista São LUCAS [1: 39-49, 56].

aqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. 40Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! 43Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? 44Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. 45Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” 46Maria, então, disse: “Minha alma engrandece o Senhor,47e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, 48porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada,49pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo. 56Maria permaneceu com ela mais ou menos três meses e voltou para casa.

Na Divina Liturgia:

O Apolitíkion da Festa

Hoje a Virgem está no meio da Igreja, e com coros de santos intercede a Deus por nós. Anjos e Bispos a veneram, Apóstolos e Profetas alegram-se juntos, pois, ela intercede a Deus por nossa salvação!

Outro Tropário da Festa

Lembra-te de nós em tuas orações, ó Virgem Senhora Mãe de Deus, que não pereçamos pelos nossos pecados. Proteja-nos de todo o mal e das desgraças, porque em ti esperamos, e, venerando a festa da tua Proteção te exaltamos!

Outro Tropário da Festa - Imposição dos preciosos Cinto e Túnica da Theotokos (Modo 4º Pl.)

 Colocação da Preciosa Túnica da Santíssima Mãe de Deus no Santuário do Palácio de Blachernes, Constantinopla, em 458; Colocação do Precioso Cinto da Santíssima Mãe de Deus em Calcoprateia (séc. VI ou em 941).

Mãe de Deus sempre Virgem, deste a tua cidade, em vez de poderosa muralha, a túnica e o cinto de teu corpo imaculado, os quais, em razão do teu parto virginal, permaneceram intactos. Pois, por ti, a natureza e o tempo são renovados. Por isso te suplicamos, que intercedas pela paz ao universo e a grande misericórdia às nossas almas.

Kondákion (Modo 1º)

Exaltamos, ó Virgem, a grande graça de tua Proteção que espalhaste como uma nuvem resplandecente, além de todo entendimento; pois proteges invisivelmente teu povo de todos os ataques do inimigo. E, porque és nosso auxílio e nosso abrigo, a ti clamamos de toda a nossa alma: Glória aos teus grandes feitos, ó Donzela puríssima; glória ao teu mais divino abrigo; glória ao teu cuidado e providência, ó impecável.

Τής Σκέπης σου Παρθένε ανυμνούμεν τάς χάριτας, ήν ως φωτοφόρον νεφέλην εφαπλοίς υπέρ έννοιαν, καί σκέπεις τόν λαόν σου νοερώς, εκ πάσης τών εχθρών επιβουλής, σέ γάρ σκέπην καί προστάτιν καί βοηθόν, κεκτήμεθα βοωντές σοι. Δόξα τοίς μεγαλείοις σου Αγνή, δόξα τή θεία σκέπη σου, δόξα τή πρός ήμας, προμηθεία Άχραντε.

Kondakion da Festa (Modo 3º)

Apressemo-nos agora a Theotokos, fiéis, e veneremos seu sagrado véu; e entoando hinos de louvor honremo-la como é apropriado, pois ela acolhe em seu abrigo todo o seu fiel rebanho, e o preserva ileso de todas as calamidades, que uníssonos aclamam: «Ave, ó esplendorosa Proteção».

Ώσπερ νεφέλη αγλαώς επισκιάζουσα, τής Εκκλησίας τά πληρώματα Πανάχραντε, εν τή πόλει πάλαι ώφθης τή βασιλίδι. Αλλ’ ώς σκέπη τού λαού σου καί υπέρμαχος, περισκέπασον ημάς εκ πάσης θλίψεως, τούς κραυγάζοντας, χαίρε Σκέπη ολόφοτε.

Prokímenon (Modo 3º)

Refrão: Minha alma glorifica o Senhor e meu Espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador.
Vers.: Porque voltou os olhos para a humildade de sua serva.

Μεγαλύνει ἡ ψυχή μου τὸν Κύριον, καὶ ἠγαλλίασε τὸ πνεῦμά μου ἐπὶ τῷ Θεῷ τῷ Σωτῆρί μου.
Στίχ. Ὅτι ἐπέβλεψεν ἐπὶ τὴν ταπείνωσιν τῆς δούλης αὐτοῦ·

Epístola (Apóstolo)

Epístola do santo Apóstolo Paulo aos HEBREUS [9: 1-7].

rmãos,  1também a primeira aliança tinha, com efeito, um ritual para o culto e um santuário terrestre. 2Pois instalou-se uma Tenda: uma primeira tenda, chamada Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Por detrás do segundo véu havia outra tenda, chamada Santo dos Santos, 4com o altar de ouro para os perfumes, a arca da aliança toda recoberta de ouro e, nesta, um vaso de ouro com o maná, o bastão de Aarão que florescera e as tábuas da aliança; 5por cima da arca, os querubins da glória cobriam com a sua sombra o propiciatório. Todavia, não é o momento de falar disso nos pormenores. 6Estando as coisas assim dispostas, os sacerdotes entram a qualquer momento na primeira tenda, para realizar o serviço cultual. 7Na segunda, porém, entra apenas o sumo sacerdote, e somente uma vez por ano; e isso não acontece sem antes oferecer sangue por suas falhas e pelas do povo.

Aleluia (Modo Pl. 4º, Sl. 131)

Vers. 1: Levanta-te, Senhor, para vir ao teu repouso; Tu e a Arca de tua Majestade.
Vers. 2: Jurou o Senhor uma verdade a Davi e não deixará de cumpri-la: «Do fruto de tuas entranhas porei sobre o teu Trono».

Στίχ. αʹ. Ἀνάστηθι, Κύριε, εἰς τὴν ἀνάπαυσίν σου, σὺ καὶ ἡ κιβωτὸς τοῦ ἁγιάσματός σου.
Στίχ. βʹ. Ὤμοσε Κύριος τῷ Δαυῒδ ἀλήθειαν καὶ οὐ μὴ ἀθετήσει αὐτήν· Ἐκ καρποῦ τῆς κοιλίας σου θήσομαι ἐπὶ τοῦ θρόνου σου.

Evangelho

Santo Evangelho segundo o Evangelista São LUCAS [10:38-42, 11:27-28].

aquele tempo, 38estando em viagem, entrou num povoado, e certa mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra. 40Marta estava ocupada pelo muito serviço. Parando, por fim, disse: «Senhor, a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Dize-lhe, pois, que me ajude». 41O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; 42no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada». 27Enquanto ele assim falava, certa mulher levantou a voz do meio da multidão e disse-lhe: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» 28Ele, porém, respondeu: «Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam».

Hirmós (Modo 1º)

Todas as gerações te bendigam, ó única Mãe de Deus!

Em Ti, ó Virgem, os limites da natureza foram ultrapassados; porque o nascimento foi virginal e a morte um laço de vida. Mãe de Deus, virgem após o parto e viva após a morte, salva sempre a tua herança.

Αἱ γενεαὶ πᾶσαι, μακαρίζομέν σε, τὴν μόνην Θεοτόκον.

Νενίκηνται τῆς φύσεως οἱ ὅροι, ἐν σοὶ Παρθένε ἄχραντε, παρθενεύει γὰρ τόκος, καὶ ζωὴν προμνηστεύεται θάνατος. Ἡ μετὰ τόκον Παρθένος, καὶ μετὰ θάνατον ζῶσα, σῴζοις ἀεί, Θεοτόκε, τὴν κληρονομίαν σου.

Kinonikón

Erguerei o cálice da salvação invocando o nome do Senhor (Sl 116:13). Aleluia!

Ποτήριον σωτηρίου λήψομαι, καὶ τὸ ὄνομα Κυρίου ἐπικαλέσομαι. Ἀλληλούϊα.

 

SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS

Pe. Pavlos, Hieromonge

A Festa da Proteção da Santíssima Mãe de Deus (Theotokos)

esde tempos imemoriais, a Igreja tem celebrado a Santíssima Mãe de Deus como padroeira e protetora do povo cristão que, por suas orações intercessoras, implora a misericórdia de Deus por nós, pecadores. O auxílio da Santíssima Mãe de Deus tem sido claramente manifesto várias vezes, tanto para indivíduos como para nações, na paz e na guerra, nos desertos monásticos e nas cidades densamente povoadas.

O evento que a Igreja comemora e celebra hoje confirma a proteção contínua do povo cristão.

No dia 1º. de outubro de 911, no reinado do Imperador Leão, o Sábio, houve uma vigília noturna na Igreja da Mãe de Deus de Blaquerné, em Constantinopla. A igreja estava lotada de gente. Santo André, o Louco por Cristo, estava de pé, no fundo da igreja, com seu discípulo Epifânio. Às quatro da manhã, a Santíssima Mãe de Deus apareceu acima das pessoas, segurando seu omofórion e estendendo-o como um manto protetor sobre os fiéis. Estava vestida em púrpura cravejada de ouro e irradiava-se com um inefável fulgor, rodeada pelos apóstolos, santos, mártires e virgens. Santo André disse ao Bem-aventurado Epifânio: “Vês, irmão, a Rainha e Senhora de tudo rogando por todo o mundo?” Epifânio respondeu: Sim, pai, e estou boquiaberto de espanto!” A Festa da Proteção da Mãe de Deus foi instituída para comemorar esse evento e para nos lembrar que podemos receber em oração a incessante proteção da Santíssima Mãe de Deus em quaisquer momentos de dificuldade.

A Festa da Proteção da Theotokos

Hoje a Virgem está no meio da Igreja
e com coros dos Santos ora invisivelmente a Deus por nós.
Anjos e Bispos a veneram,
os apóstolos e profetas alegram-se juntos,
pois, para nosso bem, ela suplica ao Deus Eterno!

sta aparição milagrosa da Mãe de Deus ocorreu em meados do século décimo, em Constantinopla, na igreja de Blachernae, onde seu manto, véu, e parte de seu cinto foram preservados depois de serem transferidos da Palestina no século quinto.

No domingo, 1º de Outubro durante toda a noite de Vigília, quando a igreja estava cheia de pessoas em oração, o Servo de Cristo, Santo André (2 de outubro), na quarta hora, levantou os olhos para o céu e viu a nossa Santíssima Senhora Mãe de Deus, resplandecente de luz celestial, rodeada pela assembleia dos santos. São João o Batista e o Santo Apóstolo João, o Teólogo acompanhavam a Rainha dos Céus. De joelhos a Santíssima Virgem chorando orou pelos cristãos por um longo tempo. Então, aproximando-se do Trono do Bispo, ela continuou sua oração. Depois de concluir sua oração, ela tomou o véu e espalhou-o sobre o povo em oração na igreja, protegendo-os dos inimigos visíveis e invisíveis. A Santíssima Senhora Mãe de Deus resplandecia com a glória celestial, e o véu protetor em suas mãos brilhava “mais do que os raios do sol.” Santo André olhou com tremor a visão milagrosa e ele pediu ao seu discípulo, o abençoado Epifânio que estava de pé ao lado dele, “Você vê, meu irmão, a Santa Mãe de Deus, rezando por todo o mundo?” Epifânio respondeu: “Eu vejo, ó santo Pai, e eu estou em temor.” A Santíssima Mãe de Deus suplicou ao Senhor Jesus Cristo para aceitar as orações de todos os povos que invoquem o seu nome Santíssimo, e a responder rapidamente à sua intercessão, “Ó Rei Celestial, aceita todos aqueles que rezam para Você e chamam pelo meu nome para ajudar. Não deixe-os deixe sem auxílio”.

Santo André e Epifânio eram dignos de ver a Mãe de Deus em oração, e “por um longo tempo observaram a propagação do manto de proteção sobre o povo, e este manto se mantinha brilhante, com lampejos de glória”. Enquanto a Santíssima Theotokos estava lá, o manto de proteção foi também visível, mas com a sua partida, também tornou-se invisível. Depois de o levar com ela, ela deixou para trás a graça de sua visitação.”

Na igreja Blachernae, a memória da aparição milagrosa da Mãe de Deus foi lembrada. No século XIV, o peregrino russo Alexander, viu na igreja um ícone da Santíssima Theotokos orando para o mundo, representando Santo André, na sua contemplação (…) .

A festa celebra a destruição por obra divina da frota que ameaçava Constantinopla, em algum momento do ano 864-867 ou de acordo com o historiador russo Vasiliev, em 18 de junho, 860. (…)

Igrejas em honra da proteção da Mãe de Deus, começaram a surgir na Rússia, no século XII. Amplamente conhecido por seu mérito arquitetônico é o templo da Proteção da Mãe de Deus, que foi construído no ano de 1165 pelo santo Príncipe Andrei Bogoliubsky. Os esforços do príncipe santo também ajudaram a estabelecer na Igreja Russa a Festa da proteção da Mãe de Deus, por volta do ano 1164.

Em Novgorod, no século XII, havia um mosteiro da Proteção da Santíssima Deípara (chamado mosteiro Zverin), em Moscou, também sob o czar Ivan, o Terrível, a catedral da proteção da Mãe de Deus foi construída a igreja de Santíssima Trindade (conhecida como a igreja de São Basílio, o Bendito).

Na Festa da Proteção da Santíssima Deípara imploramos a defesa e assistência da Rainha do Céu:

Lembra-te de nós, em tuas orações,
ó Virgem Senhora Mãe de Deus,
que não pereçamos pelos nossos pecados.
Proteja-nos de todo o mal e das desgraças,
porque em ti esperamos,
e venerando a festa de tua Proteção, te exaltamos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013.
  • Blog da Missão Ortodoxa Russa Proteção da Mãe de Deus – Rio de janeiro – RJ.
  • Blog «Ortodoxia» da Eparquia do Brasil, sob a Igreja Ortodoxa da Polônia.

Súplicas pelo «DIA DO OXI» (28 de outubro)

Suplicas pelo Dia do Oxi

© 2003-2023 - ECCLESIA (Brasil). Todos os direitos reservados.