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11 de setembro: «Domingo Antes da Cruz»

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11 de setembro: «Domingo Antes da Cruz»

11 de setembro de 2022 | By ecclesia
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Domingo Antes da «Festa da Exaltação da Santa, Venerável e Vivificante Cruz» (13º depois de Pentecostes - Modo 4°)

Comemoração dos Ss. Teodora, mártir de Alexandria, mon. († 480); Eufrosinos, o cozinheiro; Sérgio e Herman de Valaam, Finlândia, trasl. das relíquias; Demétrio e Evantheias e seu filho Demetrianos, mártires; Deinol, primeiro bispo de Bangor.

No Orthros (Matinas):

Evangelho (Eoth. 2)

Santo Evangelho segundo o Evangelista São MARCOS [16: 1-8].

aquele tempo, 1passado o sábado, Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e Salomé compraram aromas para ir ungi-lO. 2De madrugada, no primeiro da semana, elas foram ao túmulo ao nascer do sol. 3E diziam entre si: «Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?» 4E erguendo os olhos, viram que a pedra já fora removida. Ora, a pedra era muito grande. 5Tendo entrado no túmulo, elas viram um jovem sentado à direita vestido com uma túnica branca, e ficaram cheias de espanto. 6Ele, porém, lhes disse: «Não vos espanteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. 7Mas ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vos precede na Galileia. Lá o vereis, como vos tinha dito.» 8Elas saíram e fugiram do túmulo, pois um tremor e um estupor se apossaram delas. E nada contaram a ninguém, pois tinham medo…

Na Divina Liturgia:

Primeira Antífona

Vers. 1: Senhor, lembra-te de Davi, de suas fadigas todas (Sl 132:1).
Vers. 2: Eis que ouvimos dela em Éfrata, nós a encontramos nos campos de Jaar (Sl 132:6).
Vers. 3: Coisas gloriosas são faladas de ti, ó cidade de Deus (Sl 87:3).
Vers. 4: Deus está em seu meio: ela é inabalável. Deus a socorre ao romper da manhã (Sl 46:5).
Glória… Agora e sempre….

Στίχ. α´. Μνήσθητι Κύριε τοῦ Δαυΐδ καὶ πάσης τῆς πρᾳότητος αὐτοῦ.
Στίχ. β’. Ἰδοὺ ἠκούσαμεν αὐτὴν ἐν Ἐφραθᾷ, εὕρομεν αὐτὴν ἐν τοῖς πεδίοις τοῦ δρυμοῦ.
Στίχ. γ’. Δεδοξασμένα ἐλαλήθη περὶ σοῦ ἡ πόλις τοῦ Θεοῦ.
Στίχ. δ’. Ὁ Θεὸς ἐν μέσῳ αὐτῆς καὶ οὐ σαλευθήσεται.
Δόξα Πατρὶ… Καὶ νῦν.

Segunda Antífona

Vers. 1: O Senhor jurou a Davi, uma verdade que jamais desmentirá (Sl 132:11a).
Vers. 2: “É um fruto do teu ventre que eu porei em teu trono” (Sl 132:11b).
Vers. 3: “Ali farei brotar uma linhagem a Davi, e prepararei uma lâmpada ao meu Messias” (Sl 132:17).
Vers. 4: Porque o Senhor escolheu Sião, desejou-a como residência própria (Sl 132:13)..
Glória… Agora e sempre…. Ó Filho Unigênito…

Στίχ. α´. Ὤμοσε Κύριος τῷ Δαυΐδ ἀλήθειαν καὶ οὐ μὴ ἀθετήσει αὐτήν.
Στίχ. β’. Ἐκ καρποῦ τῆς κοιλίας σου θήσομαι ἐπὶ τοῦ θρόνου σου.
Στίχ. γ’. Ἐκεῖ ἐξανατελῶ κέρας τῷ Δαυΐδ, ἡτοίμασα λύχνον τῷ Χριστῷ μου.
Στίχ. δ’. Ὅτι ἐξελέξατο Κύριος τὴν Σιών, ᾑρετίσατο αὐτὴν εἰς κατοικίαν ἑαυτῷ.
Δόξα Πατρὶ… Καὶ νῦν… Ὁ μονογενὴς…

Terceira Antífona

Vers. 1: Ela é meu repouso para sempre, aí habitarei, pois eu a desejei (Sl 132:14).

Στίχ. α´. Ὧδε κατοικήσω, ὅτι ᾑρετισάμην αὐτήν.

Apolitíkion da Festa (Modo 4º)

Tua natividade, ó Mãe de Deus, anunciou a alegria ao mundo inteiro. Pois de ti nasceu o sol da justiça, o Cristo nosso Deus, o qual, abolindo a maldição, nos deu a bênção, e destruindo a morte, deu-nos a vida eterna.

Ἡ γέννησίς σου Θεοτόκε, χαρὰν ἐμήνυσε πάσῃ τῇ οἰκουμένῃ΄ ἐκ σοῦ γὰρ ἀνέτειλεν ὁ Ἣλιος τῆς δικαιοσύνης, Χριστὸς ὁ Θεὸς ἡμῶν΄ καὶ λύσας τὴν κατάραν, ἔδωκε τὴν εὐλογίαν΄ καὶ καταργήσας τὸν θάνατον, ἐδωρήσατο ἡμῖν ζωὴν τὴν αἰώνιον.

E, os versículos seguintes são alternados com o Apolitíkion da festa.

Vers. 2: O Altíssimo santificou a sua Morada.
Vers. 3: Santo é teu Templo! Com prodígios de justiça nos respondes (Sl 65:6).

Στίχ. β’ . Ἡγίασε τὸ σκήνωμα αὐτοῦ ὁ Ὕψιστος.
Στίχ. γ’. Ἅγιος ὁ ναός σου, θαυμαστὸς ἐν δικαιοσύνῃ.

Apolitíkion da Ressurreição (Modo 4º)

Ouvindo do Anjo o alegre anúncio da ressurreição, que da antiga condenação nos libertou, as discípulas do Senhor disseram envaidecidas aos apóstolos: «A morte foi vencida, o Cristo Deus ressuscitou, revelando ao mundo a grande misericórdia!»

Το φαιδρόν της αναστάσεως κήρυγμα, εκ του αγγέλου μαθούσαι αι του Κυρίου μαθήτριαι, και την προγονικήν απόφασιν απορρίψασαι, τοις αποστόλοις καυχώμεναι έλεγον, εσκύλευται ο θάνατος, ηγέρθη Χριστός ο Θεός, δωρούμενος τω κόσμω το μέγα έλεος.

Kondákion (Modo 4º)

Pela tua santa natividade, ó Pura, Joaquim e Ana foram libertos do opróbrio da esterilidade, e Adão e Eva da corrupção da morte. Teu povo, salvo da escravidão do pecado te festeja, exclamando: «A estéril dá à luz a Mãe de Deus que alimenta nossa vida»!

Ἰωακεὶμ καὶ Ἄννα ὀνειδισμοῦ ἀτεκνίας, καὶ Ἀδὰμ καὶ Εὔα, ἐκ τῆς φθορᾶς τοῦ θανάτου, ἠλευθερώθησαν Ἄχραντε, ἐν τῇ ἁγίᾳ γεννήσει σου΄ αὐτὴν ἑορτάζει καὶ ὁ λαός σου, ἐνοχῆς τῶν πταισμάτων, λυτρωθεὶς ἐν τῷ κράζειν σοι΄ Ἡ στεῖρα τίκτει τὴν Θεοτόκον, καὶ τροφὸν τῆς ζωῆς ἡμῶν.

Prokímenon (Modo Pl. 2º)

Refrão: Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança (Sl 28, 9).
Vers.: A Ti, Senhor, eu clamo, ó meu Deus!

Σῶσον Κύριε τὸν λαόν σου καὶ εὐλόγησον τὴν κληρονομίαν σου.
Στίχ. Πρὸς σέ, Κύριε, κεκράξομαι ὁ Θεὸς μου.

Epístola (Apóstolo)

Epístola do Apóstolo São Paulo aos GÁLATAS [6: 11-18]

rmãos, 11vede com que letras grandes eu vos escrevo, de próprio punho.12Os que querem fazer boa figura na carne são os que vos forçam a vos circuncidardes, só para não sofrerem perseguição por causa da cruz de Cristo. 13Pois nem mesmo os que se fazem circuncidar observam a lei. Mas eles querem que vos circuncideis para se gloriarem na vossa carne. 14Quanto a mim, não aconteça gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo 15De resto, nem a circuncisão é alguma coisa, nem a incircuncisão, mas a nova criatura. 16E a todos os que pautam sua conduta por esta norma, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. 17Doravante ninguém mais me moleste. Pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito! Amém.

Aleluia (Modo 1º, Sl. 89)

Vers. 1: Exaltei um eleito dentre o povo (Sl 89:20).
Vers.: É a ele que minha mão estabeleceu (Sl 89:22).

Στίχ. αʹ. Ὕψωσα ἐκλεκτὸν ἐκ τοῦ λαοῦ μου.
Στίχ. β’ . Ἡ γὰρ χείρ μου συναντιλήψεται αὐτῷ.

Evangelho

Santo Evangelho segundo o Evangelista São JOÃO [3: 13-17].

aquele tempo, disse Jesus: 13«Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, 15a fim de que todo aquele que crer tenha nele vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. 17Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele».

Kinonikón

Louvai o Senhor nos céus, louvai-O nas alturas! Aleluia!

Αἰνεῖτε τὸν Κύριον ἐκ τῶν οὐρανῶν. Ἀλληλούϊα.

SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS

Pe. Pavlos, Hieromonge

«A Festa da Exaltação da Santa Cruz»

Festa Litúrgica da Santa Cruz é tão importante no Calendário Litúrgico Bizantino, que inicia suas comemorações já no Domingo que a antecede, preparando o ambiente espiritual dos cristãos, dada a sua relevância.

A Cruz para a Igreja é sinal e instrumento de Salvação. Por isso, os cristãos orientais, a veneramos gloriosa e vivificante, despida dos sentimentos mórbidos que poderiam ofuscar a sua magnitude. O sofrimento, as dores e a morte que o Senhor sofreu por meio dela, por mais terríveis que pudessem ser, fê-la veículo da nossa Salvação

O madeiro por onde escorreu o Sangue precioso do Cristo, não poderia ficar indiferente à Ressurreição do Senhor, pois o Sangue divino estava impregnado nele e o transformou. A Cruz, outrora símbolo da morte, ressuscitou com o Senhor , mostrando-se agora resplandecente.

Próximo aos tabernáculos (Arthofórion) no interior dos quais estão guardados o Corpo e o Sangue de Cristo Ressuscitado, geralmente, faz par uma Cruz que nos reporta à figura bíblica da serpente de bronze que Moisés elevou no deserto, querendo nos recordar que a Ressurreição é fruto da Cruz assumida.

Como cristãos não devemos olhar somente para a Cruz, porque nosso objeto de adoração é o Senhor Ressuscitado, e a Ele devemos render-lhe glória. A Cruz sobre a qual Jesus sofreu era, originalmente, apenas um instrumento material de sua morte. Mas, já na época dos apóstolos, ela se transformou em símbolo de redenção operada por Cristo e, portanto, símbolo da fé cristã. O que era execrável instrumento de condenação tornou-se, em Cristo, a âncora de Salvação para o mundo. Por isso São Paulo escreve:

«Nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas par os eleitos ele é a força e sabedoria de Deus.» (1Cor 1,23)

Deus pôs no santo Lenho da Cruz a Salvação da humanidade, para que a Vida ressurgisse de onde viera a morte.

Da árvore do paraíso onde a serpente tentou Eva, nasceu o pecado. Da árvore que deu o lenho para a Cruz de Cristo nasceu a Vida em plenitude e a Salvação para a humanidade. E deste sagrado Lenho o Senhor atrairá para Si a todos e todas as coisas (Jo 12,32).

Não é pouco comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que devemos carregar nossa cruz a cada dia com resignação, aceitando os sofrimentos. Constata-se uma supervalorização do símbolo da dor que ela representa. Se o Senhor carregou sua Cruz, cumprindo a vontade do Pai, também Ele ressuscitou. É nesta verdade que devemos embasar nossas esperanças e fé.

Nunca nos esqueçamos de que a Cruz ressuscitou com o Cristo e se tornou gloriosa e vivificante.

«Prostramo-nos ante a tua Cruz, ó Soberando,
glorificando a tua santa Ressurreição»

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013. 
  • DONADEO, Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria.
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