Apresentação da Santíssima Theotokos (Mãe de Deus) no Templo (Modo próprio)
No Orthros (Matinas):
Evangelho
Santo Evangelho segundo o Evangelista São LUCAS [1: 39-49, 56].
aqueles dias, 39Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. 40Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! 43Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? 44Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. 45Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!» 46Maria, então, disse: «Minha alma engrandece o Senhor,47e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, 48porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, 49pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo». 56Maria permaneceu com ela mais ou menos três meses e voltou para casa.
Na Divina Liturgia:
Primeira Antífona
Vers. 1: Grande é o Senhor, e muito digno de louvor. (Sl 145[144]:3)
Vers. 2: Coisas gloriosas se têm dito de ti, ó cidade de Deus. (Sl 87 [66]:3)
Vers. 3: Entre seus palácios, Deus se revelou fortaleza. (Sl 48[47]:4)
Glória… Agora e sempre….
Στίχ. α´. Μέγας Κύριος καί αἰνετός σφόδρα.
Στίχ. β’. Δεδοξασμένα ἐλαλήθη περί σοῦ ἡ πόλις τοῦ Θεοῦ.
Στίχ. γ’.῾Ο Θεός ἐν ταῖς βάρεσιν αὐτῆς γινώσκεται.
Δόξα Πατρὶ… Καὶ νῦν.
Segunda Antífona
Vers. 1: O Altíssimo santifica a sua morada.
Vers. 2: À sua frente há majestade e esplendor, poder e beleza no seu santuário! (Sl 96[95]:6)
Vers. 3: «Esta é a porta do Senhor: os justos por ela entrarão». (Sl 118[117]:20)
Vers. 4: Santo é teu templo, e com prodígios favoráveis.
Glória… Agora e sempre…. Ó Filho Unigênito….
Στίχ. α´. Ὤμοσε Κύριος τῷ Δαυΐδ ἀλήθειαν καὶ οὐ μὴ ἀθετήσει αὐτήν.
Στίχ. β’. Ἐκ καρποῦ τῆς κοιλίας σου θήσομαι ἐπὶ τοῦ θρόνου σου.
Στίχ. γ’. Ἐκεῖ ἐξανατελῶ κέρας τῷ Δαυΐδ, ἡτοίμασα λύχνον τῷ Χριστῷ μου.
Στίχ. δ’. Ὅτι ἐξελέξατο Κύριος τὴν Σιών, ᾑρετίσατο αὐτὴν εἰς κατοικίαν ἑαυτῷ.
Δόξα Πατρὶ… Καὶ νῦν… Ὁ μονογενὴς…
Terceira Antífona (Sl. 45)
Vers. 1: Implorarão por teu rosto os grandes do povo da terra.
Στίχ. α´. Ὧδε κατοικήσω, ὅτι ᾑρετισάμην αὐτήν.
Apolitíkion da Festa (Modo 4º)
Hoje é o prelúdio da benevolência de Deus e a proclamação preliminar da salvação dos homens. A Virgem apresenta-se com esplendor no Templo de Deus e antecipadamente anuncia Cristo a todos. A ela nós também clamamos em alta voz: «Salve! ó realização da economia do Criador!»
Σήμερον τῆς εὐδοκίας Θεοῦ τὸ προοίμιον, καὶ τῆς τῶν ἀνθρώπων σωτηρίας ἡ προκήρυξις. Ἐν ναῷ τοῦ Θεοῦ τρανῶς ἡ Παρθένος δείκνυται, καὶ τὸν Χριστὸν τοῖς πᾶσι προκαταγγέλλεται. Αὐτῇ καὶ ἡμεῖς μεγαλοφώνως βοήσωμεν΄ Χαῖρε τῆς οἰκονομίας τοῦ Κτίστου ἡ ἐκπλήρωσις.
E segue com os versículos seguintes da Antífona:
Vers. 2: Toda esplêndida entra a filha do rei, com vestidos bordados de ouro.
Vers. 3: Com séquito de virgens é conduzida ante o rei.
Στίχ. α´. Ὧδε κατοικήσω, ὅτι ᾑρετισάμην αὐτήν.
Kondákion (Modo Plagal 2º)
O templo puríssimo do Salvador, a Virgem, a preciosíssima câmara nupcial, o sagrado tesouro da glória de Deus é apresentada hoje à Casa do Senhor, introduzindo com ela a graça do Espírito Divino. Os anjos de Deus a louvam clamando: «Esta é o tabernáculo celeste!»
Ὁ καθαρώτατος ναὸς τοῦ Σωτῆρος, ἡ πολυτίμητος παστὰς καὶ Παρθένος, τὸ Ἱερὸν θησαύρισμα τῆς δόξης τοῦ Θεοῦ, σήμερον εἰσάγεται, ἐν τῷ οἴκῳ Κυρίου, τὴν χάριν συνεισάγουσα, τὴν ἐν Πνεύματι θείῳ, ἣν ἀνυμνοῦσιν Ἄγγελοι Θεοῦ΄ Αὕτη ὑπάρχει σκηνὴ ἐπουράνιος.
Prokímenon (Modo 3º)
Refrão: Minha alma glorifica o Senhor e meu Espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador.
Vers.: Porque voltou os olhos para a humildade de sua serva.
Μεγαλύνει ἡ ψυχή μου τὸν Κύριον, καὶ ἠγαλλίασε τὸ πνεῦμά μου ἐπὶ τῷ Θεῷ τῷ Σωτῆρί μου.
Στίχ. Ὅτι ἐπέβλεψεν ἐπὶ τὴν ταπείνωσιν τῆς δούλης αὐτοῦ·
Epístola (Apóstolo)
Epístola [do Apóstolo São Paulo] aos HEBREUS [9: 1-7].
rmãos, 1também a primeira aliança tinha, com efeito,um ritual para o culto e um santuário terrestre. 2Pois instalou-se uma Tenda: uma primeira tenda, chamada Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Por detrás do segundo véu havia outra tenda, chamada Santo dos Santos, 4com o altar de ouro para os perfumes, a arca da aliança toda recoberta de ouro e, nesta, um vaso de ouro com o maná, o bastão de Aarão que florescera e as tábuas da aliança; 5por cima da arca, os querubins da glória cobriam com a sua sombra o propiciatório. Todavia, não é o momento de falar disso nos pormenores. 6Estando as coisas assim dispostas, os sacerdotes entram a qualquer momento na primeira tenda, para realizar o serviço cultual. 7Na segunda, porém, entra apenas o sumo sacerdote, e somente uma vez por ano; e isso não acontece sem antes oferecer sangue por suas falhas e pelas do povo.
Aleluia (Modo Pl. 4º, Sl. 44)
Vers. 1: Ouve, ó filha, vê e inclina o teu ouvido, proteja teu povo e a casa de teus pais (Sl 44).
Vers. 2: Os grandes do povo imploram teu favor (Sl 44).
Στίχ. αʹ. Ἄκουσον, θύγατερ, καὶ ἴδε καὶ κλῖνον τὸ οὖς σου καὶ ἐπιλάθου τοῦ λαοῦ σου καὶ τοῦ οἴκου τοῦ πατρός σου·
Στίχ. β’. Τὸ πρόσωπόν σου λιτανεύσουσιν οἱ πλούσιοι τοῦ λαοῦ.
Evangelho
Santo Evangelho segundo o Evangelista São LUCAS [10:38-42, 11:27-28].
aquele tempo, 38Estando em viagem, entrou num povoado, e certa mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra. 40Marta estava ocupada pelo muito serviço. Parando, por fim, disse: «Senhor, a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Dize-lhe, pois, que me ajude». 41O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; 42no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada». 27Enquanto ele assim falava, certa mulher levantou a voz do meio da multidão e disse-lhe: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» 28Ele, porém, respondeu: «Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam».
Hirmós (Modo 2º)
Contemplando a Apresentação da Puríssima, os Anjos ficaram atônitos: como a Virgem entrou no Santo dos Santos!
Que nenhuma mão profana a toque; ela, a Arca viva de Deus | mas que os lábios dos fiéis cantem sem cessar à Mãe de Deus a saudação do Anjo, clamando com entusiasmo: «Ó Virgem Pura, és realmente a mais elevada de todas as criaturas!»
Στίχ. ῎Αγγελοι τήν Εἴσοδον τῆς Παρθένου ὁρῶντες ἐξεπλήττοντο, πῶς ἡ Παρθένος εἰσῆλθεν εἰς τά ῞Αγια τῶν ῾Αγίων.
Ὡς ἐμψύχῳ Θεοῦ κιβωτῷ, ψαυέτω μηδαμῶς χεὶρ ἀμυήτων΄ χείλη δὲ πιστῶν, τῇ Θεοτόκῳ ἀσιγήτως, φωνὴν τοῦ Ἀγγέλου ἀναμέλποντα, ἐν ἀγαλλιάσει βοάτω΄ Ὄντως ἀνωτέρα πάντων, ὑπάρχεις Παρθένε ἁγνή.
Kinonikón (Modos 1º ou 4º)
Erguerei o cálice da salvação invocando o nome do Senhor (Sl 116:13). Aleluia!
Ποτήριον σωτηρίου λήψομαι, καὶ τὸ ὄνομα Κυρίου ἐπικαλέσομαι. Ἀλληλούϊα.
«A Entrada da Santíssima Virgem no Templo»
s justos Joaquim e Ana, mesmo antes do nascimento de sua filha, Maria, tinham prometido dedicar a Deus a criança que Ele lhes havia concedido. Quando a Santíssima Virgem Maria era ainda uma jovem menina, eles a levaram ao Templo, acompanhada por virgens com lamparinas, e a colocaram no primeiro degrau da escada. De acordo com a antiga tradição, Maria subiu os quinze degraus do Templo sozinha. No topo da escada o sumo sacerdote a encontrou e, cheio do Espírito Santo, conduziu-a não só até o altar, mas até o Santo dos Santos onde, de acordo com a Lei, o próprio sumo sacerdote só podia entrar uma vez por ano. O povo ficou assombrado com essa entrada, e os anjos de Deus maravilharam-se também.
Os Cristãos celebram esse evento em 21 de novembro como um portento de reconciliação do homem com Deus através do poder de Cristo. [1]
Esta festa litúrgica é celebrada nas Igrejas do Oriente desde o século VI, quando foi inaugurada uma igreja na cidade de Jerusalém em 543. Pouco a pouco foi se transformando em comemoração local para, gradativamente, estender-se por todo Oriente e implantar-se em Constantinopla, entre os séculos VII e VIII. Contribuíram para isto alguns Patriarcas como Germano e Tarásios.
Embora não seja testificada pelo Evangelho, mas apenas embasada na Tradição viva da Igreja Primitiva, é celebrada com tanta piedade como as demais festas marianas do calendário litúrgico.
A Igreja, celebrando esta festa, não quer recordar a entrada de Maria no Templo, simplesmente como fato histórico, mas quer enaltecer, mais uma vez, as virtudes de Maria que são modelos a serem seguidos por todos nós cristãos.
A Apresentação de Maria no Templo nos apresenta dois Evangelhos ricos em significados: no Orthros, Maria declama seu “Magnificat” e, na Liturgia, Jesus visita Marta e Maria.
Reza a Tradição que Maria, ao ser apresentada, contava com três anos de idade; e desde então se doou a Deus de maneira plena, tornando-se disponível à sua vontade. Desde o início ela foi a “Serva do Senhor” (Lc 1,38) a quem amou e serviu com todas as forças.
Maria preparou-se desde pequena para “tornar-se ela própria “templo” do Altíssimo. O anjo Gabriel anunciou tal realidade dizendo: “Não temas Maria, pois encontraste graça aos olhos de Deus”. E a sua resposta é um célebre poema que enaltece a humildade e destrona o orgulho.
A humildade, a simplicidade, a singeleza e a sinceridade são características freqüentes em uma criança. Maria foi apresentada portando estes atributos. O crescimento não destituiu esses predicados da Virgem de Nazaré, mas fê-los permanentes.
O silêncio de Maria e suas orações freqüentes acolhem a vontade de Deus com amor, pois produziu dedicação. Maria cooperou na obra da Redenção dando seu “Sim”, não de maneira passiva, mas numa operosa atividade. O seu “Sim” foi mantido e acentuado em toda a vida, até mesmo no calvário onde, também ela, ofereceu seu Filho que se oferecia por nossa Salvação.
Escolhida para ser mãe, pôs-se a serviço e se declarou serva. O mundo está cansado de palavras, de gestos ruidosos. Maria faz. No silêncio, realiza aos poucos sua parte.
Maria é a nova Eva que gerou pelo seu “sim” o novo Adão. A primeira Eva foi a mulher do primeiro Adão e a ele prestava seus serviços como esposa dedicada, mas, porque fraca e desobediente, pecou. A Nova Eva é mãe do Novo Adão, que por amor e profundo respeito a Ele, doou-se por inteira; e porque fiel e obediente, trouxe ao mundo o perdão e a redenção. Onde havia abundado o pecado, pelo “Sim” de Maria a Graça superabundou .
Maria é modelo de fé adulta, esclarecida, consciente. Uma fé que enfrenta todas as dificuldades, sem duvidar da presença de Deus em sua vida.
A Festa da Entrada da Virgem Maria no Templo acontece um pouco antes da Natividade do Senhor. É um convite a uma mais profunda e esmerada preparação para que possamos viver este tempo de graça em plenitude.
Textos bíblicos:
- BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013.
Referências Bibliográficas:
- [1] Manual de Serviços Divinos, Arcipreste D. Sokolof