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23 de outubro: «6º Domingo do Evangelho de São Lucas»

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23 de outubro: «6º Domingo do Evangelho de São Lucas»

21 de outubro de 2022 | By ecclesia
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6° Domingo do Evangelho de Lucas (19º depois de Pentecostes - Modo 2º)

Comemoração dos Ss. Tiago (Iakovos), «irmão» do Senhor, bispo de Jerusalém, apóstolo [dos 70], mártir († 62); Inácio, patriarca de Constantinopla; Tiago de Borovicki, o milagroso, trasl. das relíquias; Aretas do Monastério de Pechertesk; Aparição do Ícone da Mãe de Deus «Alegria dos Aflitos».

No Orthros (Matinas):

Evangelho

Santo Evangelho segundo o Evangelista São JOÃO [20: 11-18].

aquele tempo, 11Maria estava junto ao sepulcro, de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para o interior do sepulcro 12e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus fora colocado, um à cabeceira e outro aos pés. 13Disseram-lhe então: «Mulher, por que choras?» Ela lhes diz: «Porque levaram meu Senhor e não sei onde o puseram!» 14Dizendo isso, voltou-se e viu Jesus de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus lhe diz: «Mulher, por que choras? A quem procuras?» Pensando ser o jardineiro, ela lhe diz: «Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar!» 16Diz-lhe Jesus: «Maria!» Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: «Rabbuni!», que quer dizer: «Mestre» . 17Jesus lhe diz: «Não me toques, pois ainda não subi ao Pai. Vai, porém, a meus irmãos, e dize-lhes: Subo a meu Pai e vosso Pai; a meu Deus e vosso Deus». 18Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor», e as coisas que ele lhe disse.

 

Na Divina Liturgia:

Primeira Antífona (Modo 2º)

Vers. 1: Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo o meu ser bendiga o seu santo nome.!
Vers. 2: Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não esqueças nenhum de seus benefícios!
Vers. 3: O Senhor firmou no céu o seu trono e sua realeza governa o universo.
Glória… Agora e sempre….

Στίχ. α´. Εὐλόγει ἡ ψυχή μου, τὸν Κύριον, καὶ πάντα τὰ ἐντός μου τὸ ὄνομα τὸ ἅγιον αὐτοῦ.
Στίχ. β’. Εὐλόγει, ἡ ψυχή μου, τὸν Κύριον, καὶ μὴ ἐπιλανθάνου πάσας τὰς ἀνταποδόσεις αὐτοῦ.
Στίχ. γ’. Κύριος ἐν τῷ οὐρανῷ ἡτοίμασε τὸν θρόνον αὐτοῦ, καὶ ἡ βασιλεία αὐτοῦ πάντων δεσπόζει.
Δόξα Πατρὶ… Καὶ νῦν…

Segunda Antífona (mesmo modo)

Vers. 1: Louva, ó minha alma, o Senhor! Louvarei o Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores a meu Deus enquanto eu existir.
Vers. 2: Bem-aventurado o que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe sua esperança no Senhor, seu Deus.
Vers. 3: O Senhor reinará eternamente; ele é teu Deus, ó Sião, de geração em geração!
Glória… Agora e sempre…
Ó Filho Unigênito e Verbo de Deus…

Στίχ. α´. Αἴνει, ἡ ψυχή μου, τὸν Κύριον αἰνέσω Κύριον ἐν τῇ ζωῇ μου ψαλῶ τῷ Θεῷ μου ἕως ὑπάρχω.
Στίχ. β´. Μακάριος, οὗ ὁ Θεὸς Ἰακὼβ βοηθὸς αὐτοῦ, ἡ ἐλπὶς αὐτοῦ ἐπὶ Κύριον τὸν Θεὸν αὐτοῦ.
Στίχ. γ´. Βασιλεύσει Κύριος εἰς τὸν αἰῶνα, ὁ Θεός σου, Σιών, εἰς γενεὰν καὶ γενεάν.
Δόξα Πατρὶ… Καὶ νῦν…
Ὁ μονογενὴς Υἱὸς καὶ Λόγος τοῦ Θεοῦ…

Terceira Antífona

Vers. 1: Este é o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos n’Ele!

Στίχ. Αὕτη ἡ ἡμέρα Κυρίου, ἀγαλλιασώμεθα καὶ εὐφρανθῶμεν ἐν αὐτῇ.

Apolitíkion da Ressurreição (Modo 2º)

Quando desceste à morte, ó Vida imortal, aniquilaste os infernos pelo esplendor de tua divindade; e quando ressuscitaste os mortos das profundezas da terra, todas as potências celestes exclamaram: ó Cristo, nosso Deus, ó Autor da vida, glória a Ti!

Ότε κατήλθες προς τον θάνατον, η ζωή η αθάνατος, τότε τον άδην ενέκρωσας, τη αστραπή της θεότητος, ότε δε και τους τεθνεώτας, εκ των καταχθόνιων ανέστησας, πάσαι αι δυνάμεις των επουρανίων εκραύγαζον Ζωοδότα Χριστέ, ο Θεός ημών, δόξα σοι.

Apolitíkion do Santo Apóstolo Tiago (Modo 4º)

Como discípulo do Senhor, tu recebeste o Evangelho, ó justo São Tiago, e como mártir, permaneceste inflexível. Enquanto Irmão do Senhor, tens o apoio junto dele, como bispo, tu tens o poder da súplica. Roga, pois a Cristo Deus que salve as nossas almas!

Ὡς τοῦ Κυρίου μαθητής, ἀνεδέξω Δίκαιε τὸ Εὐαγγέλιον, ὡς Μάρτυς ἔχεις τὸ ἀπαράτρεπτον, τὴν παῤῥησίαν ὡς Ἀδελφόθεος, τὸ πρεσβεύειν ὡς ἱεράρχης· Πρέσβευε Χριστῷ τῷ Θεῷ, σωθῆναι τὰς ψυχὰς ἡμῶν.

Kondakion (Modo 2º)

Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; mas, apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Προστασία τῶν Χριστιανῶν ἀκαταίσχυντε, μεσιτεία πρὸς τὸν Ποιητὴν ἀμετάθετε, Μὴ παρίδῃς ἁμαρτωλῶν δεήσεων φωνάς, ἀλλὰ πρόφθασον, ὡς ἀγαθή, εἰς τὴν βοήθειαν ἡμῶν, τῶν πιστῶς κραυγαζόντων σοι. Τάχυνον εἰς πρεσβείαν, καὶ σπεῦσον εἰς ἱκεσίαν, ἡ προστατεύουσα ἀεί, Θεοτόκε, τῶν τιμώντων σε.

Prokímenon (Modo Pl. 4º)

Refrão: Por toda a terra espalhou-se a sua voz.
Vers.: Os céus narram a glória de Deus.

Εἰς πᾶσαν τὴν γῆν ἐξῆλθεν ὁ φθόγγος αὐτῶν.
Στίχ.  Οἱ οὐρανοὶ διηγοῦνται δόξαν Θεοῦ.

Epístola (Apóstolos)

Segunda Epístola do Apóstolo São Paulo aos GÁLATAS [1:1-19].

rmãos, 11com efeito, eu vos faço saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, 12pois eu não o recebi nem aprendi de algum homem, mas por revelação de Jesus Cristo. 13Ouvistes certamente da minha conduta de outrora no judaísmo, de como perseguia sobremaneira e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos compatriotas da minha idade, distinguindo- me no zelo pelas tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o seio materno e me chamou por sua graça, houve por bem 16revelar em mim o seu Filho, para que eu o evangelizasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, 17nem subi a Jerusalém aos que eram apóstolos antes de mim, mas fui à Arábia, e voltei novamente a Damasco. 18Em seguida, após três anos, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19Não vi nenhum apóstolo, mas somente Tiago, o irmão do Senhor.

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Aleluia (Do Salmo 19 - Modo 2º)

Vers. 1: Que o Senhor te responda no dia da tribulação, que o nome do Deus de Jacó te proteja!
Vers. 2: Salva-nos, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança.

Στίχ. αʹ. Ἐπακούσαι σου Κύριος ἐν ἡμέρᾳ θλίψεως, ὑπερασπίσαι σου τὸ ὄνομα τοῦ Θεοῦ ᾿Ιακώβ.
Στίχ. βʹ. Κύριε, σῶσον τὸν βασιλέα, καὶ ἐπάκουσον ἡμῶν, ἐν ᾗ ἂν ἡμέρᾳ ἐπικαλεσώμεθά σε.

Evangelho

Santo Evangelho segundo o Evangelista São LUCAS [8: 27-39].

aquele tempo, Jesus e seus discípulos navegaram em direção à região dos gerasenos, que está do lado contrário da Galileia. 27Ao pisarem terra firme, veio ao seu encontro um homem da cidade, possesso de demônios. Havia muito que andava sem roupas e não habitava em casa alguma, mas em sepulturas.28Logo que viu a Jesus começou a gritar, caiu-lhe aos pés e disse em alta voz: “Que queres de mim, Jesus, filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes”. 29Jesus, com efeito, ordenava ao espírito impuro que saísse do homem, pois se apossava dele com frequência. Para guardá-lo, prendiam-no com grilhões e algemas, mas ele arrebentava as correntes e era impelido pelo demônio para os lugares desertos. 30Jesus perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” — “Legião”, respondeu, porque muitos demônios haviam entrado nele. 31E rogavam-lhe que não os mandasse ir para o abismo. 32Ora, havia ali, pastando na montanha, uma numerosa manada de porcos. Os demônios rogavam que Jesus lhes permitisse entrar nos porcos. E ele o permitiu. 33Os demônios então saíram do homem, entraram nos porcos e a manada se arrojou pelo precipício, dentro do lago, e se afogou.34Vendo o acontecido, os que apascentavam os porcos fugiram, contando o fato na cidade e pelos campos. 35As pessoas então saíram para ver o que acontecera. Foram até Jesus e encontraram o homem, do qual haviam saído os demônios, sentado aos pés de Jesus, vestido e em são juízo. E ficaram com medo. 36As testemunhas então contaram-lhes como fora salvo o endemoninhado. 37E toda a população do território dos gerasenos pediu que Jesus se retirasse, porque estavam com muito medo. E ele, tomando o barco, voltou. 38O homem do qual haviam saído os demônios pediu para ficar com ele; Jesus, porém, o despediu, dizendo: 39“Volta para tua casa e conta tudo o que Deus fez por ti”. E ele se foi proclamando pela cidade inteira tudo o que Jesus havia feito em seu favor.

Kinonikón

Louvai o Senhor nos céus | louvai-O nas alturas! Aleluia!

Αἰνεῖτε τὸν Κύριον ἐκ τῶν οὐρανῶν. Ἀλληλούϊα.

SUBSÍDIOS HOMILÉTICOS

Pe. Pavlos, Hieromonge

«Que queres de mim, Jesus, filho do Deus Altíssimo?»

ste episódio é também narrado por Mateus (8, 28-34) e por Marcos (5, 1-20). Os três evangelistas dão maior ênfase a duas situações distintas: a) o encontro de Jesus com um homem atormentado por uma fúria de violência e de morte; b) o gesto libertador que o reintegra na dignidade humana. Inserem este episódio no ciclo dos milagres com a intenção de demonstrar o poder extraordinário de Jesus, que se revela numa região pagã, em favor de um homem dominado pelo espírito impuro.

Este tema é proposto de maneira expressiva na descrição do endemoniado, o homem que habita no meio dos túmulos, isto é, numa zona impura, estranha ao mundo social, sujeito à fúria e à violência descontrolada. Estes dois traços caracterizam a força demoníaca como poder de morte e de destruição desagregadora da dignidade e liberdade humana.

Também o encontro do endemoniado com Jesus e a cena dos porcos entram nesta perspectiva. A tentativa do demônio de se subtrair ao poder de Jesus proclamando sua identidade secreta, conjurando-o a não expulsá-lo daquela região, entra no esquema literário do exorcismo.

Também a pergunta sobre a identidade daquele que se apossava, feita por Jesus, está em sintonia com este tema. Os diversos elementos que são utilizados pelo evangelista para dar relevo ao poder de Jesus, diante do espírito, que se declara legião, isto é, força organizada para a completa destruição, contrasta com a força da simples palavra imperativa de Jesus.

O episódio dos porcos talvez tenha sido construído sobre uma lembrança conservada pela população da margem oriental do lago. Não é só um típico elemento de exorcismo, onde o espírito maligno deixa de maneira espetacular a sua vítima, mas na atual narração corresponde à finalidade geral do evangelista: a força de destruição e morte, que caracteriza o espírito é rechaçada no seu ambiente pela Palavra.

A reação da gente do lugar diante do acidente dos porcos entra na lógica dos fatos: Jesus é um estrangeiro perigoso e imprevisível. A rejeição de Jesus por parte da população que habita a margem oriental do lago serve ao evangelista para estabelecer um contraste: de um lado, Jesus que domina e expulsa a força do espírito do mal, do outro, os homens que, para defender seus interesses, expulsam Jesus de sua região.

O homem reintegrado na sua dignidade e liberdade humana vale menos que a proteção dos interesses econômicos. Em outras palavras, o poder demoníaco tem sua raiz mais perigosa e secreta, sua zona privilegiada de manifestação, no âmbito da liberdade humana que está disposta, para a defesa de seu privilégio e poder, a negociar sobre a dignidade e integridade do outro homem. Mas naquele ambiente pagão, escravo do medo, Jesus deixa um sinal vivente, uma testemunha do poder libertador de Deus. Ele é o primeiro enviado da missão aos pagãos.

Homilia de S.E.R. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano, na Divina Liturgia celebrada na Igreja de São João, o Teólogo, São José – SC, em 24/10/2010

ste Sexto Domingo de Lucas, nosso Senhor Jesus Cristo nos recorda a expulsão de demônios que Ele realizou na pessoa do geraseno.

Atentamente escutamos o Evangelho que nos narra este fato acontecido naquele tempo. Quais as primeiras palavras que escutamos saídas da boca do endemoniado? Disse: “Jesus, Filho do Deus Altíssimo”. Contudo, não era ele quem falava, senão os demônios que nele habitavam. Os espíritos imundos imediatamente reconheceram e testemunharam a divindade de Jesus Cristo.

À pergunta que lhes fez o Senhor “como se chamavam?”, responderam: “Legião”. Usaram a palavra “Legião” para que todos pudessem entender que eles eram muitos. Assim como era a legião romana composta por 6.000 soldados. Os espíritos malignos temiam que Jesus, o Senhor os mandassem de volta às profundezas onde anteriormente muitos deles estavam encarcerados. Por isso suplicavam para entrar na manada de porcos que ali estava. Jesus, nosso Deus, assim permitiu, e aquele homem sofredor, pertencente à raça humana, ficou totalmente livre.

Meus queridos filhos e filhas espirituais: que significa esta passagem? Claramente, nos mostra que Jesus, o Cristo, é Deus, no Céu e na Terra, em todo lugar visível e invisível. Nos mostra também que o Deus de amor, de ternura, de compaixão, ao ver a sua criatura, feita por Suas mãos, sendo escravizada, sob o poder das trevas, rompe as pesadas correntes e lhe dá a liberdade plena, consciente, como disse o Evangelho, o geraseno estava em seu juízo perfeito, sentado aos pés do Senhor.

O geraseno recuperado de sua mente e de seu coração, pelo poder de Deus, pediu ao Senhor que o admitisse entre os seus discípulos. Contudo Jesus lhe disse: “volta a tua casa e conta o que Deus fez por ti”.

Com muita clareza, as Sagradas Escrituras nos ensinam e nos fazem recordar outras palavras do Senhor: “muitos são chamados, poucos os escolhidos!”

Assim, nem toda pessoa que recebe, pelo poder de Deus, uma cura, uma libertação e a salvação é chamado a servi-Lo e a servir sua Igreja como Diácono, Presbítero ou Bispo. A escolha para exercer o ministério sacerdotal deve estar de acordo com a Vontade de Deus.

Sem dúvida, todos somos chamados de muitas maneiras a servi-Lo e de nossa parte devemos estar presentes e responder a este chamado do Senhor. Não podemos ficar sentados, imóveis, ignorando a voz do Mestre.

Neste tempo em que vivemos, como acontecia com o geraseno, vemos no mundo muitos sofredores que vivem em plena obsuridade de mente e coração; cegos pelos maus desejos, tomados pela paixão. Seus “demônios interiores”os governam quais marionetes no palco da vida. Semelhante ao geraseno, vivem nas tumbas construídas por eles mesmos, fechados em seus egoísmos, em suas “verdades” e em seu cinismo. Talvez, até muitos tenham escutado a Palavra de Deus, a única e real Verdade, porém como nos fez recordar as leituras do domingo passado na Parábola do Semeador, ficam sem germinar, no meio do caminho, ou secam! E, evidentemente, aquele que nunca dorme e nem descansa, isto é o maligno, aproveita estas oportunidades para sussurrar em seus ouvidos e lhes afastar cada vez mais de Deus.

Não obstante, ainda há tempo para resgatá-los; não estão totalmente perdidos, como muitos supunham sobre o geraseno. Não! Chegou o tempo de dar testemunho, como o fez o geraseno obedecendo ao pedido do Senhor. Todos, junto com o clero, trabalhemos, com a graça e ajuda de Deus, proclamando, anunciando, ensinando e testemunhando a Palavra salvadora do Senhor. Nossa Mãe a Igreja que nos orienta, nos ensina e nos instrue, nos dá as ferramentas necessárias para sair ao mundo e combater o poder das trevas que qual fera raivosa ainda golpeia e derruba a muitos.

Porém não basta, meus queridos filhos e filhas espirituais, escutem bem, não basta apenas ter boa disposição, vontade, tempo e dedicação em querer fazer muito pelos outros. Se assim fosse, digam-me vocês: qual rei ou general que comanda um exército, lançaria à batalha soldados novos e inexperientes para a luta?

Sobre isto, o grande general chinês Sun Tzu ensinou em seu livro a arte de guerrear e vencer o inimigo (texto que é muito estudado nas grandes escolas militares). Da mesma forma, também em nossa Igreja, devemos nos preparar e ensinar aos outros para combater e derrotar exitosamente as trevas, portando a espada da Palavra de Deus, iluminando todos que andam cegos pelo mundo, tropeçando e inclusive perdendo suas vidas e almas, e o mais grave, a Salvação e o Reino dos Céus.

Como disse anteriormente, que Nosso Senhor Jesus Cristo, nos sustente e nos ajude com sua Graça para poder cumprir fielmente a missão encomendada por Ele e que sejamos vitoriosos como nosso Deus o é: Ιησούς Χριστός νικά. Amém!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013.
  • CARVAJAL, Francisco F. «Falar com Deus». São Paulo, Ed. Quadrante, 1991.
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