Depois de tudo ter realizado e de ter assumido por nós uma natureza humana, Cristo, nosso Deus, Jesus, o absolutamente perfeito, subiu ao Céu e, como fruto do seu combate, deixou-nos a sua paz, dizendo: «Deixo-vos a minha paz» (Jo 14: 27). E não o disse apenas aos apóstolos; com efeito, o nosso Deus, aquele que dá a vida, declarou: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua…
Continue lendo«Dias virão em que […] jejuarão».
Meus filhos bem-amados e meus irmãos, Deus, que tudo governa com a sua sabedoria, conduzindo ao seu termo, de maneira excelente e avisada, as estações e os anos, também nos fez conhecer o seguinte: são estes os dias da salvação, os dias proveitosos às almas. […] E graças sejam dadas Àquele que nos revelou estes dias e nos julgou dignos de aqui chegar. Por isso, devemos levar em todo o tempo uma vida santa e pura, observando todos os mandamentos…
Continue lendo«Façamos o que é justo e santo»
A vida eterna é oferecida a todos nós, meus filhos; o Reino dos Céus está preparado e espera-nos a herança de Cristo: a fruição de bens numerosos e inconcebíveis, a felicidade de uma grande alegria e a imortalidade, que é um excesso de glória e de honra, e de todos os outros bens, em tão grande número que nenhuma língua humana consegue expor-lhes a graça e a misericórdia (cf Sab 3,9)! Corramos desde agora com vigor acrescido, e sobretudo vós,…
Continue lendo«Erguei-vos e levantai a cabeça»
Voltai à razão (cf 2Tim 2,26), vós que vos afundais na desolação! Correi, vós que treinais! Sim, sim, eu vo-lo digo, caríssimos! A morte há de vir ao teu encontro; embora não tenhas a certeza de chegar até ao fim do dia de hoje, é absolutamente certo que amanhã morrerás. E que grande alegria terás quando saíres deste mundo e fores estabelecer-te nas regiões celestes, em Deus, na luz inacessível (cf 1Tim 6,16), num dia que não conhece ocaso, numa…
Continue lendo«Somos inúteis servos»
Meus irmãos, pais e filhos, desempenho-me uma vez mais do meu dever: recordar-vos a doutrina. […] Aquele que cumpre as suas tarefas com zelo e é cuidadoso nos serviços que lhe foram confiados, seja também um trabalhador irrepreensível (cf 2Tim 2,15), como se servisse a Deus e não aos homens, assumindo as tarefas mais pesadas, rejubilando por velar sobre o próximo, sabendo que lhe está reservada uma grande recompensa nos Céus; […] qualquer que seja a tarefa, pequena ou grande,…
Continue lendoRejubila, assembleia de Deus!
Rejubilai, pois, sem cessar no Senhor (cf Fil 4,4), meus filhos muito amados. Rejubilai, peço-vos, cidadãos dos Céus, embora exilados neste mundo, habitantes da Jerusalém celeste (cf Gal 4,26), embora banidos dos assuntos deste mundo, herdeiros do reino dos Céus, embora deserdados e não tendo parte nos prazeres terrenos! Rejubilai, viajantes cheios de ardor, por sofrerdes, em nome dos mandamentos divinos, o exílio e maus tratos em terra estrangeira! Rejubilai, vós, que sois os últimos segundo o mundo, mas senhores…
Continue lendo«Deus é o nosso único bem!»
Talvez alguém diga: «Dentro de tantos anos, farei isto ou aquilo». Mas, ao dizeres isto sem sequer saberes como passarás o dia de hoje, não te parece ouvir dentro de ti aquela pergunta: «Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?»? Imitemos, pois, a união indissolúvel dos apóstolos com o Mestre de todos e nosso Deus. Apressai-vos, portanto, a procurar a salvação, porque estais sob o olhar do Senhor! Apreciemos sofrer algumas aflições,…
Continue lendoVigiemos!
Estai atentos às minhas palavras e prestai atenção aos meus humildes discursos; a todos vós brado, a todos vós exorto: «Elevai-vos a Deus, desfazei-vos do apego às vossas paixões!». Eis o que vos diz o profeta: «Vinde, subamos à montanha do Senhor e à casa do Deus de Jacó» (Is 2,3), a casa da impassibilidade, e contemplemos com os olhos do intelecto a alegria que nos está reservada pelas promessas celestes. Meus filhos bem-amados, congregai o vosso ardor, tomai asas…
Continue lendo«Os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai»
Com o pensamento, vejamos Nosso Senhor Jesus Cristo sentado num trono de glória; a seu lado, encontram-se os serafins, os querubins e todas as ordens angélicas, que O servem com temor e tremor. Então, aqueles que tiverem concluído o combate sem se deixarem atrair pelas vantagens do século ou seduzir pelos encantos deste mundo ouvirão a voz bendita do Mestre: «Os justos brilharão como o sol» quando chegarem do nascer ao pôr do sol, do norte e do mar, e…
Continue lendo«Segui o caminho do Céu!»
Dia após dia, segui o caminho de Deus, mantendo-O estreitamente ligado a vós pelas suas promessas; com efeito, Ele próprio declarou, por meio dos apóstolos, a todos os que procuram a sua vontade e os seus testemunhos (cf Sl 118,31,LXX), que estaria com eles até ao fim do mundo (cf Mt 28,20), onde nem caminhos nem vestígios fossem conhecidos (Sl 76,20), como disse o divino Davi nos seus cânticos. Porém, está presente de forma invisível aos olhos da inteligência, dando-Se…
Continue lendo«Foi colocado pelos Anjos ao lado de Abraão»
A vossa tarefa é angélica. Ainda temos de sofrer algumas dores e de nos mortificar um pouco, mas tenhamos paciência, pois eis que já se avizinha o fim e o termo da nossa vida, em que seremos conduzidos pelos santos anjos e gozaremos da alegria eterna, co-herdeiros, com todos os santos, dos bens que nos foram prometidos (cf Heb 11,9). […] É por isso que aceitamos desde já, e com paciência, o que nos acontece, pois receberemos em troca a…
Continue lendo«Servir a agradar a Deus»
O nosso papel, que é também uma obrigação, é fazer de vós, na medida das nossas forças, objeto de todo o nosso zelo e dos nossos cuidados, pela palavra e pela ação, pelas advertências e os encorajamentos, pelas admoestações e as incitações, […] a fim de vos pormos ao ritmo da vontade divina e vos orientarmos para o fim que nos propomos alcançar: agradar a Deus. […] Ele, que é imortal, verteu o seu sangue de forma espontânea; Ele, que…
Continue lendoA cruz, árvore de vida
Como é bela a imagem da cruz! A sua beleza não oferece mistura de mal e de bem, como outrora a árvore do jardim do Éden. Toda ela é admirável, «uma delícia para os olhos e desejável» (Gn 3,6). É uma árvore que dá a vida e não a morte; a luz e não a cegueira. Que leva a entrar no Éden e não a sair dele. Esta árvore, à qual Cristo subiu como um rei para o seu carro…
Continue lendoQualquer momento é propício
Irmãos, há um tempo para semear e um tempo para recolher, um tempo para a paz e um tempo para a guerra, um tempo para o trabalho e um tempo para o descanso (cf Qo 3). Para a salvação da alma, porém, todos os momentos são propícios e todos os dias são favoráveis, se assim quisermos. Estai, pois, sempre em movimento para o bem, fáceis de mover, cheios de frescura, passando das palavras aos atos. «Pois não são justos diante…
Continue lendoUma semente caiu em boa terra
É a Maria, creio, que se dirige o profeta Joel, ao dizer: «Não temas, tu, a terra; canta e rejubila, porque o Senhor faz grandes coisas» (2,21). Porque Maria é a terra: a terra onde Moisés, homem de Deus, recebeu ordem para tirar as sandálias dos pés (Ex 3,5), uma imagem da Lei que a graça virá substituir. Ela é também a terra onde, pelo Espírito Santo, se fixou Aquele acerca de quem cantamos que «fundou a terra sobre bases…
Continue lendo