A Santa Igreja, ainda que muito diversa na multiplicidade das pessoas, é unificada pelo fogo do Espírito Santo. Se, materialmente, parece repartida em várias famílias, o mistério da sua profunda unidade nada pode perder da sua integridade: «Porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado», diz São Paulo (Rom 5,5). Este Espírito é, sem qualquer dúvida, uno e múltiplo ao mesmo tempo, uno na essência da sua majestade, múltiplo nos dons…
Ler mais...«A Virgem Maria que foi para o mundo inteiro esperança e aurora da salvação» (oração depois da comunhão)
«Quem é essa?» pergunta o Espírito Santo quando Maria vem ao mundo. «Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a Lua, fulgurante como o Sol» (Ct 6,10). […] «Desponta como a aurora.» No brilho do meio-dia, o nosso primeiro pai foi feito à imagem e semelhança do seu Criador (Gn 1,26). Haverá coisa mais gloriosa para o concebido que assemelhar-se ao Criador? […] Ele deu-lhe a imagem eterna; faltava a semelhança: era necessário que o homem se…
Ler mais...«Assim como a chuva e a neve descem do céu, […] o mesmo sucede com a palavra que sai da Minha boca» (Is 55, 10-11)
Os apóstolos são as pérolas preciosas que João afirma ter contemplado no Apocalipse, as pérolas que são as portas da Jerusalém celeste (Ap 21, 21). […] Com efeito, quando irradiam a luz divina por meio de sinais e de milagres, os apóstolos abrem o acesso da glória celeste de Jerusalém aos povos convertidos à fé cristã. E aqueles que graças a eles são salvos entram na vida, qual viajante que entra por uma porta. […] É também acerca deles que…
Ler mais...«Deixar tudo para seguir a Cristo»
Na verdade, é uma grande coisa «deixar tudo», mas ainda é ainda mais importante «seguir a Cristo» porque, como aprendemos através dos livros, muitos deixaram tudo mas não seguiram a Cristo. Seguir a Cristo é a nossa tarefa, o nosso trabalho, e nisso consiste o essencial da salvação do homem, mas não podemos seguir a Cristo se não abandonarmos tudo o que nos bloqueia. Porque «Ele sai, a percorrer alegremente o seu caminho, como um herói» [Sl 19 (18), 6]…
Ler mais...Felizes […] os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática
Coube à Virgem Maria conceber Cristo em seu seio, mas cabe a todos os eleitos a possibilidade de, com amor, o trazermos no coração. Bem-aventurada, sim, bem-aventurada a mulher que em si trouxe Jesus durante nove meses [Lc 11, 27). Bem-aventurados sejamos nós também, porque velamos por trazê-Lo sempre no coração. Grande maravilha é seguramente a concepção de Cristo no seio de Maria, mas não é maravilha menor vê-Lo tornar-Se o hóspede do nosso peito. É este o sentido do…
Ler mais...