08 de setembro: comemoração da «Natividade da Theotokos» Já não vivemos sob a escravidão dos elementos do mundo, como diz o apóstolo Paulo. Já não estamos submetidos à letra da Lei (Col 2, 8; Rom 7, 6). Com efeito, é nisto que consiste o essencial das graças de Cristo; é aqui que o mistério se manifesta e que a natureza é renovada: Deus fez-se homem e a humanidade assim assumida é divinizada. Foi, portanto, necessário que…
Continue lendo«E eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora»
Por onde começar a chorar o que fiz ao longo da vida? Quais serão os primeiros acordes desse canto de luto? Concede-me, ó Cristo, o perdão dos meus pecados. […] Tal como o oleiro amassando a argila, Tu me deste, ó meu Criador, carne e ossos, espírito e vida. Senhor que me criaste, meu juiz e meu Salvador, Leva-me hoje de volta para Ti. Ó meu Salvador, diante de Ti confesso as minhas faltas: Caí sob os golpes do Inimigo….
Continue lendo«SALVE, Ó CHEIA DE GRAÇA»
A degenerescência do pecado tinha obscurecido a beleza da nossa nobreza original. Mas quando nasce a mãe da Beleza suprema, a nossa natureza readquire a sua pureza e vê-se moldada segundo o modelo perfeito e digno de Deus (Gn 1,26). […] Todos nós tínhamos preferido o mundo de baixo ao do alto. Não nos restava qualquer esperança de salvação; o estado da nossa natureza pedia socorro ao céu. […] Finalmente, o divino artesão do universo decidiu fazer surgir um mundo…
Continue lendo«Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador»
Meu Deus, na Tua compaixão derrama sobre mim o olhar do Teu amor E recebe a minha ardente confissão. Pequei mais do que todos os homens, pequei só contra Ti, Senhor; faz-me participar da Tua misericórdia, meu Salvador, porque me criaste. […] Meu Redentor, manchei a Tua imagem e semelhança (Gn 1, 26), […] desfiz em farrapos o vestuário de perfeição que o próprio Criador fabricou para mim e estou nu; em seu lugar quis usar uma farpela rasgada, obra…
Continue lendo«Hosana! Bendito Aquele que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!»
Coragem, filha de Sião, não temas: «Eis que o teu Rei vem a ti: Ele é justo e vitorioso, humilde, montado num jumento, sobre um jumentinho, filho de uma jumenta» (Zac 9, 9). Ele vem, Aquele que está em toda a parte e que enche o universo, Ele avança para realizar em ti a salvação de todos. Ele vem, Aquele que não veio chamar os justos, mas os pecadores (Lc 5, 32), para fazer sair do pecado os que nele…
Continue lendo