Tenho uma grande dívida para com Deus, que me deu a graça de, por meu intermédio, «povos numerosos» (Ez 38,6) terem renascido para Deus: «Farei de ti a luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até aos confins da Terra» (Is 49,6). É assim que quero «esperar o Prometido» (At 1,4), Aquele que não falha, como garante no evangelho: «Do Oriente e do Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa com Abraão, Isaac e Jacob» (Mt 8,11):…
Continue lendo«Se alguém der de beber […] a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, […] não perderá a sua recompensa»
Encomendo a minha alma ao Criador, que é fiel (cf 1Pd 4,19), de quem «sou embaixador» (Ef 6,20), apesar da minha baixeza; porque Ele não faz acepção de pessoas e me escolheu para este serviço, para ser seu servo, eu que sou um dos seus «irmãos mais pequeninos» (Mt 25,40). «Como retribuirei ao Senhor todos os seus benefícios para comigo?» (Sl 115,12). Que posso eu dizer ou prometer ao meu Senhor, visto não ter mais capacidades para além das que…
Continue lendo«A COURAÇA»
São Patrício (c. 385-c. 461), Lorica: «A couraça» (cf Ef 6,14) Cinjo-me hoje com a força poderosa da invocação da Trindade, da fé em Deus uno e trino, Criador do Universo. Cinjo-me hoje com o poder da encarnação de Cristo e do seu batismo, com o poder da sua crucificação e da sua descida ao túmulo, com o poder da sua ressurreição e da sua ascensão, com o poder da sua vinda no dia do Juízo Final. Cinjo-me hoje com…
Continue lendo«O que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os terraços»
Não comecei este trabalho por mim próprio, mas foi Cristo Senhor que me ordenou que viesse passar o resto dos meus dias junto dos irlandeses pagãos – se o Senhor o quiser e se Ele me guardar de qualquer mau caminho. […] Mas não confio em mim próprio «enquanto resido neste corpo de morte» (2Pe 1,13; Rom 7,24). […] Não levei uma vida perfeita como outros fiéis, mas confesso-o ao meu Senhor e não me envergonho na Sua presença. Porque…
Continue lendoSomos servos inúteis
Eu, que, de início, não era mais do que um fugitivo frustre e sem instrução e que “não sei prever o futuro” (Qo 4,13 Vulg), sei, no entanto, uma coisa com toda a certeza: é que, “antes de ser humilhado” (Sl 118,67), eu era como uma pedra que jazia numa lama profunda. Mas Ele veio, “aquele que é poderoso” (Lc 1,49) e agarrou em mim na sua misericórdia; ergueu-me verdadeiramente bem alto e colocou-me em cima do muro. Por isso,…
Continue lendoE quem der de beber a um destes pequeninos
«E quem der de beber a um destes pequeninos […], por ser meu discípulo, […] não perderá a sua recompensa.» Vede: eu encomendo a minha alma ao Criador, que é fiel (1Pe 4, 19), de Quem «eu sou embaixador» (Ef 6,20), apesar da minha baixeza; porque Ele não faz acepção de pessoas e escolheu-me para este serviço, para que seja Seu servo, a mim, um dos Seus «irmãos mais pequeninos» (Mt 25,40). «Como retribuirei ao Senhor todos os Seus benefícios…
Continue lendo