Não foi o desejo sexual, mas a oração que levou à concepção de João Batista. O seio de Isabel tinha passado a idade de dar vida, o seu corpo tinha perdido a esperança de conceber; apesar disto, pela oração de Zacarias, esse corpo envelhecido germinou; não foi a natureza, mas a graça, que concebeu João. Este filho, cujo nascimento vem menos do abraço do que da oração, só poderia ser santo. Apesar de tudo, não devemos espantar-nos por João ter…
Continue lendoOs amigos de Cristo perseveram até ao fim no seu amor
Tem atenção à tua pessoa. Vê se o mal que te separa do teu irmão não se encontrará em ti, e não nele. Apressa-te a reconciliar-te com ele (cf Mt 5,24), a fim de não ignorares o mandamento do amor. Não desprezes o mandamento do amor, pois é por ele que serás filho de Deus. Se, porém, o transgredires, serás filho da geena. […] Foste posto à prova pelo teu irmão e a tristeza conduziu-te ao ódio? Não te deixes…
Continue lendo«A lei de Cristo é o amor»
«Quem Me ama, guardará os meus mandamentos», diz o Senhor. «Ora, o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros» (cf Jo 14,15.23; 15,12). […] Deste modo, quem não ama o seu próximo não guarda este mandamento. E quem não guarda este mandamento não ama o Senhor. […] Se o amor é o cumprimento da lei (cf Rom 13,10), aquele que quer mal ao seu irmão, que faz intrigas contra ele, que lhe deseja mal e se alegra…
Continue lendo«Tornar-se marca do Reino de Deus»
Está dito: «Em quem repousarei, senão naquele que é manso e humilde, e teme as minhas palavras?» (Is 66,2,LXX). Está claro, pois, que o Reino de Deus Pai pertence aos humildes e aos mansos. Com efeito, também está dito: «Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra» (Mt 5,4). […] A Terra é o estado e o poder, firme e imutável, suscitado pela beleza e a retidão dos mansos, porque eles estão sempre com o Senhor, comunicam uma alegria incessante, conquistaram…
Continue lendo«Imitar a Deus, que tanto nos amou»
A lei da graça ensina diretamente aqueles que conduz a imitarem o próprio Deus, que de tal maneira nos amou mais do que a Si próprio, se assim podemos dizer (e note-se que, por causa do pecado, éramos seus inimigos), que veio ao nosso ser, Ele que está acima de todos os seres, que Se fez homem, que quis ser um homem como os outros, e que não rejeitou assumir a nossa condenação. E, assim como por economia Se fez…
Continue lendoA Palavra de Deus, grão de mostarda
A palavra de Deus, semelhante ao grão de mostarda, parece muito pequena antes de ser cultivada. Quando, porém, é cultivada adequadamente, torna-se tão grande que as razões nobres das criaturas sensíveis e inteligíveis repousam à sua sombra. Pois ela abarca a razão de todos os seres, mas não pode ser contida por nenhum deles. Por isso, quem tem fé como um grão de mostarda pode deslocar montanhas com a sua palavra, como disse o Senhor (cf Mt 17,20), ou seja,…
Continue lendo«Cada pessoa é intendente da sua própria graça»
Cada um de nós possui a energia manifesta do Espírito na proporção da fé que tem em si (cf Rom 12,6); deste modo, cada pessoa é intendente da sua própria graça, e quem tem boas disposições não poderá invejar outro que vê ser honrado por graças, dado que tem em si a disposição para receber os bens de Deus. É a medida da fé de cada pessoa que faz com que os bens de Deus permaneçam nela; pois é na…
Continue lendo«A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos» (Sl 118,105)
A candeia que está no lampadário é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai «que ilumina todo o homem que vem a este mundo» (Jo 1,9). Dito de outra forma, Cristo é a Sabedoria e a Palavra do Pai, que, tendo aceitado a nossa carne, Se tornou realmente e foi chamado a «luz» do mundo. Ele é celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade, tornando-Se desse modo visível para todas as nações e…
Continue lendo«Para serem um só, como Nós somos»
A Igreja possui a marca e a imagem de Deus porque tem a mesma atividade que Ele. […] Deus trouxe todas as coisas à existência por meio do seu poder infinito, e contém-nas, reúne-as e circunscreve-as. Ele liga fortemente todos os seres, uns aos outros e a Si próprio, na sua Providência. […] A Santa Igreja terá sobre nós os mesmos efeitos que tem Deus, de quem é imagem. Numerosos, quase inumeráveis, são os homens, as mulheres e as crianças,…
Continue lendo«O Verbo era a luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina» (Jo 1,9)
Este dia que o Senhor fez (Sl 117,24) penetra em todas as coisas e tudo contém, abarcando o Céu, a Terra e os infernos! A luz que é Cristo não é detida por muros, nem anulada pelos elementos, nem ofuscada pelas trevas. A luz de Cristo é um dia sem noite, um dia sem ocaso, que resplandece em toda a parte, que em toda a parte irradia e permanece. Cristo é o dia, afirma o apóstolo Paulo: «A noite vai…
Continue lendo«O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo»
Há quem pense que não tem qualquer participação nos dons do Espírito Santo. Devido à sua negligência em levar à prática os mandamentos, essas pessoas não sabem que quem mantém inalterada a fé em Cristo reúne em si mesmo todos os dons divinos. É natural que quando, por inércia, nos encontramos longe do amor ativo que devíamos ter a Deus – esse amor que nos mostra os tesouros de Deus escondidos em nós –, pensemos que não estamos a participar…
Continue lendo«Aparecer firmes diante do Filho do Homem»
Nós Te suplicamos Senhor, Deus de bondade, que o desenrolar do mistério da salvação, realizado para nós no Teu Filho único, não se torne motivo de condenação para nós; «não nos afastes da Tua presença» (Sl 50,13). Não tomes aversão à nossa miserável condição, mas tem compaixão de nós por causa da Tua grande piedade; «pela Tua grande misericórdia, apaga o nosso pecado» (Sl 50,3). Assim, ao comparecermos diante da Tua glória, bem longe de merecer condenação, obteremos a proteção…
Continue lendo«Uma lâmpada para os meus passos é a Tua palavra, uma luz no meu caminho» (Sl 118,105)
A lâmpada no lampadário é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai «que ilumina todo o homem que vem a este mundo» (Jo 1,9). Dito de outra forma, é a Sabedoria e a Palavra do Pai; tendo aceitado a nossa carne, tornou-Se realmente e foi chamado a «luz» do mundo. É celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade. Torna-Se assim visível para todas as nações e brilha para «todos os da casa», isto…
Continue lendo«Para que sejam um só, como Nós somos»
A Igreja possui a marca e a imagem de Deus porque tem a mesma atividade que Ele. […] Deus trouxe todas as coisas à existência por meio do Seu poder infinito, e contém-nas, reúne-as e circunscreve-as. Ele liga fortemente todos os seres, uns aos outros e a Si próprio, na Sua Providência. […] A Santa Igreja manifestará para conosco os mesmos efeitos que Deus, de Quem é imagem. Numerosos, quase inumeráveis, são os homens, as mulheres, as crianças, distintos uns…
Continue lendoA medida que usardes com os outros será usada convosco
Tendo aprendido pela Escritura o que é o temor do Senhor e o que é a Sua bondade e o Seu amor, convertamo-nos a Ele de todo o coração. […] Guardemos os seus mandamentos; amemo-nos uns aos outros com todo o coração. Chamemos irmãos mesmo àqueles que nos odeiam e detestam, a fim de que o nome do Senhor seja glorificado e manifestado em toda a sua alegria. Nós, que nos suportamos uns aos outros, perdoemo-nos mutuamente. […] Não tenhamos…
Continue lendoSede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso
Não te prendas às suspeitas nem às pessoas que te levam a escandalizares-te com certas coisas. Porque aqueles que, de uma forma ou de outra, se escandalizam com as coisas que lhes acontecem, quer as tenham querido quer não, ignoram o caminho da paz que, pelo amor, leva ao conhecimento de Deus os que dela se enamoram. Não tem ainda o perfeito amor aquele que é ainda afectado pelo temperamento dos outros, que, por exemplo, ama uns e detesta outros…
Continue lendo