Qual é «a palavra de louvor» (Sl 65,8) que é preciso proclamar? Seguramente esta: «Ele deu vida à alma» dos crentes (v.9); porque Deus atribuiu a constância e a perseverança na profissão da fé à pregação dos apóstolos e à confissão dos mártires, e o anúncio do Reino dos Céus percorreu a Terra em todos os sentidos, passo a passo. Com efeito, «a sua mensagem espalhou-se por toda a Terra» (Sl 18,5). E o Espírito Santo proclama a glória desta…
Ler mais...«A obra de Deus consiste em acreditar naquele que Ele enviou»
É de Vós, Deus Pai Omnipotente, que depende dar o que pedimos, estar presente quando procuramos, abrir quando batemos à porta (Lc 11,9). Quando se trata de compreender as verdades que se referem a Vós, vemo-nos impedidos por um certo entorpecimento preguiçoso da nossa natureza e sentimo-nos limitados pela nossa inevitável ignorância e debilidade; esperamos, pois, que Vós façais progredir o nosso tímido esforço inicial, que consolideis o seu desenvolvimento crescente e o leveis à união com o espírito dos…
Ler mais...«Levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa.»
[No Evangelho de São Mateus, Jesus acabara de curar dois estrangeiros, em território pagão.] Neste paralítico, é a totalidade dos pagãos que se apresenta a Cristo para ser curada. Mas mesmo os termos dessa cura devem ser analisados: o que Ele diz ao paralítico não é: «Fica curado», nem: «Levanta-te e anda», mas: «Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados» (Mt 9,2). Num só homem, Adão, os pecados foram transmitidos a todos os povos. É por isso que aquele…
Ler mais...«Não é Ele o filho do carpinteiro? […] E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres»
Enquanto gozar do sopro de vida que me concedeste, Pai santo, Deus todo poderoso, proclamar-Te-ei Deus eterno e Pai eterno. Nunca eu me farei juiz do teu poder supremo e dos teus mistérios; nunca porei o meu limitado conhecimento à frente da noção verdadeira do teu infinito; nunca afirmarei que exististe jamais sem a tua sabedoria, o teu poder ou o teu Verbo, que é Deus, o Unigênito, o meu Senhor Jesus Cristo. É que, mesmo sendo a linguagem humana…
Ler mais...«A vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus»
Toda a obra contida nos santos livros anuncia por palavras, revela por fatos e estabelece com exemplos a vinda de Jesus Cristo nosso Senhor, que, enviado por seu Pai, Se fez homem, nascendo de uma virgem por ação do Espírito Santo. Com efeito, durante todo o processo da criação, é Ele que, através de prefigurações verdadeiras e manifestas, gera, lava, santifica, escolhe, separa e resgata a Igreja nos patriarcas: pelo sono de Adão, pelo dilúvio de Noé, pela justificação de…
Ler mais...«E não podia ali fazer qualquer milagre […]. Estava admirado com a falta de fé daquela gente».
Peço-Te, Pai Santo, Deus Todo-Poderoso, que conserves intacto o fervor da minha fé e, até ao último suspiro, me concedas conformar a minha voz às minhas convicções profundas. Sim, que eu conserve sempre aquilo que afirmei no credo que foi proclamado aquando do meu novo nascimento, quando fui batizado no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Concede-me que Te adore, a Ti, Pai nosso, e ao teu Filho, que é um só Deus contigo; faz com que obtenha o…
Ler mais...«Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito»
«Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”». Com efeito, a Lei exigia o amor ao próximo, mas permitia odiar o inimigo. A fé, pelo contrário, prescreve o amor aos inimigos e, através do sentimento universal da caridade, destrói os movimentos de violência que há no espírito do homem, não apenas impedindo a cólera de se vingar, mas apaziguando-a até nos fazer amar aquele que não tem razão. Amar os que nos amam é próprio…
Ler mais...Todas as coisas são recriadas pelo Filho a cada dia, visto que o Pai tudo opera pelo Filho
Em dia de sábado, era imposto a todos, sem exceção, que não fizessem qualquer trabalho e que o próprio descanso decorresse em perfeita inatividade. Porque foi então que o Senhor violou a norma do sábado? […] Na verdade, como são grandes as obras de Deus, que sustenta os céus, fornece luz ao sol e a todos os astros, faz crescer as plantas da terra e conserva a vida aos homens. […] Sim, tudo o que existe na terra e debaixo…
Ler mais...Cristo é o cumprimento das Escrituras
«Não vim revogar, mas completar». A força e o poder destas palavras do Filho de Deus encerram um profundo mistério. A Lei, com efeito, prescrevia obras, mas orientava-as todas para a fé em realidades que seriam manifestadas em Cristo; porque o ensino e a Paixão do Salvador são a grande e misteriosa intenção da vontade do Pai. A Lei, sob o véu de palavras inspiradas, anunciou o nascimento do Senhor Jesus Cristo, a sua encarnação, a sua Paixão, a sua…
Ler mais...«Eles dizem e não fazem»
O Senhor adverte-nos de que as belas palavras e os comportamentos amáveis devem ser julgados pelos frutos que produzem. Devemos, pois, apreciar as pessoas, não por aquilo que se propõem com as palavras, mas pelo que são realmente, pelos seus atos. Muitas vezes, sob uma aparência de ovelha dissimula-se uma raiva de lobo (Mt 7, 15). E, da mesma maneira que os espinhos não produzem uvas, nem os espinheiros figos, […] assim também, diz-nos Jesus, não é em belas palavras…
Ler mais...«Tu és […] o Filho do Deus vivo»
O Senhor tinha perguntado: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?» Naturalmente que o aspeto do seu corpo manifestava o Filho do homem; mas, ao fazer esta pergunta, Ele dava a entender que, para além do que se via nele, havia outra coisa a discernir. […] O objeto da pergunta era um mistério para o qual a fé dos crentes devia orientar-se. A confissão de Pedro obteve em pleno a recompensa que merecia por ter visto naquele…
Ler mais...«Então os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai.»
[Diz S. Paulo que] Cristo entregará o reino a seu Pai (1Cor 15,24), não no sentido em que renunciará ao seu poder entregando-Lhe o seu Reino, mas no sentido em que o Reino de Deus seremos nós, assim que tivermos sido conformados à glória de seu corpo […], constituídos Reino de Deus através da glorificação desse corpo. Assim, pois, Ele entregar-nos-á ao Pai enquanto Reino, como diz o Evangelho: «Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que…
Ler mais...«A menina não morreu; está a dormir»
Este chefe [da sinagoga] pode ser visto como representante da Lei de Moisés, que, orando pela multidão que a referida Lei tinha alimentado para Cristo, pregando a expetativa da sua vinda, pede ao Senhor que dê vida a uma morta. […] O Senhor prometeu-lhe ajuda e, para o tranquilizar, seguiu-o. Mas a multidão dos pagãos pecadores foi primeiramente salva com os apóstolos. O dom da vida era devido em primeiro lugar à eleição predestinada pela Lei, mas antes disso, na…
Ler mais...«Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta»
Santo Hilário de Poitiers (c. 315-367) Jesus disse: «Se ficastes a conhecer-Me, conhecereis também o meu Pai. E já O conheceis, pois estais a vê-Lo.» Quem se vê é Jesus Cristo homem. Os apóstolos têm diante dos olhos o seu aspecto exterior, isto é, a sua natureza de homem, ao passo que Deus, liberto de toda a carne, não é reconhecível num miserável corpo carnal. Como é então que conhecer a Cristo é conhecer também o Pai? Estas palavras inesperadas…
Ler mais...«Não sabes donde vem nem para onde vai.»
Deus todo poderoso, o apóstolo Paulo diz que o teu Espírito Santo «perscruta e conhece as profundezas do teu ser» (1Cor 2,10-11), e intercede por mim, falando-Te em meu lugar com «gemidos inefáveis» (Rom 8, 26). […] Não há nada exterior a Ti capaz de sondar o teu mistério, nada estranho a Ti que tenha poder para medir a profundidade da tua majestade infinita. Tudo o que penetra em Ti provém de Ti; nada do que é exterior a Ti…
Ler mais...«O caminho para o Pai»
O Senhor não deixou pairar dúvidas nem incertezas sobre tão grande mistério. […] Escutemo-Lo a revelar aos apóstolos o que é preciso saber para acreditar: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir ao Pai senão por Mim. Se ficastes a conhecer-Me, conhecereis também o Meu Pai. […] Quem Me vê, vê o Pai. Como é que Me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim?»…
Ler mais...«Tudo é recriado por Cristo todos os dias, visto que o Pai tudo opera pelo Filho»
Em dia de sábado era imposto a todos, sem exceção, que não fizessem nenhum trabalho e que mesmo o descanso fosse levado a cabo em perfeita inatividade. Como pôde então o Senhor romper a norma do sábado? […] Em verdade, como são grandes as obras de Deus, que sustenta os céus, fornece luz ao sol e a todos os astros, faz crescer as plantas da terra e conserva a vida aos homens. […] Sim, tudo o que existe na terra…
Ler mais...«Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio»
Esta Cananeia pagã deixou de ter, pessoalmente, necessidade de ser curada, uma vez que reconheceu Cristo como Senhor e Filho de David, mas pede auxílio para a sua filha, isto é, para a multidão pagã prisioneira de espíritos impuros. O Senhor cala-Se, reservando com o Seu silêncio o privilégio de salvar Israel. […] Trazendo em Si o mistério da vontade do Pai, responde que não foi enviado senão às ovelhas perdidas de Israel, para que ficasse claro que a filha…
Ler mais...«Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo»
«O próprio Filho Se submeterá Àquele que tudo Lhe submeteu» diz São Paulo (1Co 15,28), não no sentido de, ao entregar-Lhe o Reino, renunciar ao Seu poder , mas porque seremos nós o Reino de Deus, quando nos tornarmos conformes à glória do Seu corpo. […] É a nós que Ele entregará a Deus, depois de nos ter constituído «Reino de Deus» pela glorificação do Seu corpo. E a nós que Ele entregará ao Pai, enquanto Reino, segundo o que…
Ler mais...«Salva-me, Senhor!»
O fato de Pedro, de entre todos os passageiros da embarcação, ousar responder e pedir ao Senhor que lhe dê ordem para ir por sobre as águas até Si, indica já a disposição do seu coração no momento da Paixão. Momento em que, sozinho, seguindo os passos do Senhor e desprezando as agitações do mundo, comparáveis às do mar, O acompanhou com igual coragem para desprezar a morte. Mas a falta de segurança de Pedro revela a sua fragilidade na…
Ler mais...