Para poderes rezar, precisas de Deus, pois é Ele que concede a oração àquele que reza. Invoca-O dizendo: Santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino, ou seja, o Espírito Santo e o teu Filho único, pois foi isto que Ele nos ensinou quando nos mandou adorar o Pai em espírito e em verdade (cf Jo 4,24). Quem reza em espírito e em verdade já não glorifica o Criador a partir das criaturas, mas louva a Deus a partir…
Ler mais...Que a tua vontade se faça em mim!
Não rezes a pedir que se faça a tua vontade, porque ela não corresponde necessariamente à vontade de Deus. Reza antes para que a Sua vontade se faça em ti (cf Mt 6,10), pedindo-Lhe em todas as coisas que se cumpra o seu querer, porque Ele deseja o bem e a utilidade da tua alma, ao passo que tu, não é necessariamente isso que procuras. Nas minhas orações, pedi muitas vezes que se fizesse o que julgava ser bom para…
Ler mais...EVÁGRIO PÔNTICO (345-397)
Vida e Pensamentos: Evágrio foi um monge, nascido por volta de 345, originário da Capadócia, em Ibora, no Ponto, e por isso ele é chamado de Pôntico. Passou dezesseis anos de sua vida no deserto do Egito, como anacoreta. Foi discípulo e amigo de São Gregório Nazianzeno. Evágrio conheceu bem cedo os três capadócios: São Basílio, São Gregório de Nissa e São Gregório de Nazianzo, sendo ordenado diácono por este último. Herdeiro dos grandes Padres Alexandrinos, Clemente e Orígenes, ele…
Ler mais...