Há duas vias para o ensino e a ação: a da luz e a das trevas. A distância entre estas duas vias é grande. […] A via das trevas é tortuosa e semeada de maldições. É o caminho da morte e do castigo eterno, e nele se encontra tudo quanto pode arruinar uma vida: idolatria, arrogância, orgulho do poder, hipocrisia, duplicidade de coração, adultério, assassínio, roubo, vaidade, desobediência, fraude, malícia […], cupidez, desprezo de Deus. Por aí vão os que…
Continue lendoO sábado, oitavo dia, conclusão da criação
A propósito do sábado, está escrito nas dez palavras que Deus proferiu na presença de Moisés no monte Sinai: «Santificai o sábado do Senhor com as mãos puras e o coração puro» (cf Ex 20,8); e também: «Se os meus filhos guardarem o sábado, terei piedade deles» (cf Sl 23,4). Deus evoca o sábado desde a origem do mundo: concluída em seis dias a obra que tinha feito, Deus repousou no sétimo dia e santificou-o (cf Gn 2,2-3). Atentai, meus…
Continue lendoCristo chama-nos a escolher o caminho que conduz ao seu Reino (Mt 7,13)
Há dois caminhos para o ensino e para a ação: o da luz e o das trevas. É grande a distância entre esses dois caminhos. Ao longo de um deles, estão os anjos de Deus, transportando a luz; no outro, estão os anjos de Satanás. […] Eis o caminho da luz. Quem quiser caminhar por ele até ao fim terá de se aplicar à sua tarefa. Este é o conhecimento que nos foi dado para avançarmos nesse caminho: amarás aquele…
Continue lendo«Aqui está Quem é maior que o templo»
São Barnabé | English School A respeito do sábado está escrito: «As [vossas] celebrações lunares, os sábados, as reuniões de culto, as festas e as solenidades são-Me insuportáveis» (Is 1,13). Considerai esta palavra: «Não são os sábados atuais que Me agradam, mas o sábado que Eu farei quando, tendo posto fim ao universo, fizer surgir um oitavo dia que será a aurora de um mundo novo». Eis por que razão celebramos com alegria este oitavo dia…
Continue lendo