Macabeu era o segundo nome de Judas, o terceiro filho de Matatias, que foi o primeiro chefe dos judeus na rebelião contra o imperador sírio Antíoco Epifânio. Posteriormente, o nome foi aplicado a todos os familiares e descendentes de Matatias e àqueles que os seguiram na revolta contra o rei da Síria. Entre eles estavam os santos que a Igreja comemora neste dia. Os Macabeus são os únicos mártires do Antigo Testamento que são comemorados pela Igreja. Os judeus se…
Continue lendo02 de Agosto: Trasladação das relíquias de Santo Estevão, Protomártir e Arquidiácono
A Igreja instituiu esta segunda festa do Santo Protomártir Estevão para comemorar a descoberta de suas relíquias junto às de Gamaliel, Habib e Nicodemos, pelo sacerdote Luciano, em Gamala da Palestina, em dezembro do ano 415. Segundo relato atribuído a Luciano, fora revelado em sonho, a ele e ao monge Migecio, o lugar onde podiam encontrar as relíquias do Santo Protomártir. Tendo sido descobertas conforme a revelação, foram solenemente trasladadas para Jerusalém pelo arcebispo João, juntamente com os bispos Eleutério…
Continue lendo03 de Agosto: Santo Estevão, Papa de Roma
Santo Estevão nasceu em Roma por volta do ano 253 e foi o sucessor do Papa São Lúcio I. O acontecimento mais marcante de seu episcopado foi a controvérsia sobre a validade do batismo administrado pelos hereges. São Cipriano e os bispos africanos sustentavam a invalidade de um batismo em tais condições, defendendo que, ao converter-se um herege à ortodoxia, deveria rebatizado. Muitos bispos da Ásia também compartilhavam desta mesma opinião. Santo Estevão defendeu a validade do batismo administrado sob a fórmula…
Continue lendo04 de Agosto: Os Sete Santos Jovens de Éfeso (c. 250)
Em meados do século III, na época do imperador Décio [201-251], teve início as perseguições, torturas e assassinatos de cristãos, dentre os quais estavam os sete jovens de Éfeso: Maximiliano, Eksacustodianus (Constantino), Iamblichus, Martiniano, João, Dionísio e Antonino, que se negaram a abjurar sua fé em Cristo. Depois de venderem todos as suas propriedades e repartir o dinheiro com os pobres, deixaram a cidade e se esconderam em cavernas até que cessassem as perseguições. Entretanto, as mãos de Décio rondavam continuamente…
Continue lendo05 de Agosto: Santa Nonna de Nazianzo, a Justa
Santa Nonna nasceu no final do terceiro século no seio de uma família cristã. Seus pais, Philotatos e Gorgônia, educaram-na, desde cedo, na fé cristã. Era uma das tias de Santo Amphylokhios, Bispo de Iconium (23/11). Jovem, casou-se com Gregório, um rico proprietário de terras e governador da região de Nazianzo da Capadócia, na Ásia Menor, membro dos Hypsistarianos, uma seita pagã judaica que prestava culto, entre outros ídolos, ao fogo. Nonna teve uma filha de nome Gorgônia, e dois…
Continue lendo06 de Agosto: «Transfiguração do Senhor»
Para a igreja Ortodoxa, a festa da «Transfiguração (Metamórphosis) de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo» é uma das 12 solenidades do calendário litúrgico. Isso traduz toda a teologia da divinização do homem. A teologia oriental insiste sobre a graça incriada, participação na luz que envolveu o Cristo no Tabor, «Graça deificante, emanação do Espírito Santo que vem a iluminar a Esposa para torná-la nupcialmente conforme ao Esposo», como escreve C. Andronikov, acrescentando: «A Transfiguração, festa teleológica por excelência,…
Continue lendo07 de Agosto: Ss. Mártires Domécio, o persa e seus dois discípulos († 363)
O santo mártir Domécio era de origem persa e viveu no século IV, nos anos do imperador Constantino, o Grande. Foi instruído na fé cristã por um cristão de nome «Uaros» e, quando os seus familiares ficaram sabendo, voltaram-se contra Domécio que se viu então obrigado a abandoná-los. Domécio ficou escondido na cidade de Niziba (na Mesopotâmia), na fronteira bizantina, e depois de receber o batismo num dos monastérios, foi tonsurado monge e lá permaneceu isolado. Mais tarde, transferiu-se para…
Continue lendo