São Justino foi um dos maiores mestres e filósofos da Igreja. Nasceu por volta do ano 100, em Sijem, Samaria. Seus pais eram gregos idólatras e impuzeram esta mesma prática religiosa ao filho, que foi distinguido pela sua inteligência incrível. Seu espírito inquieto o levou a conhecer todas as filosofias de sua época sem que, no entanto, preenchessem suas expectativas. E prosseguiu então na sua busca da perfeição. Deus, conhecendo sua reta intenção e sua sincera busca filosófica das coisas…
Continue lendo02 de Junho: Santo Erasmo, Bispo e Mártir
Santo Erasmo foi um bispo sírio que fugiu durante a perseguição de Diocleciano, buscando refúgio no Monte Líbano. Lá viveu como um ermitão solitário, sendo alimentado por um corvo. Ao ser descoberto foi levado a comparecer diante do imperador que ordenou que fosse açoitado com garrotes cravejados de pregos. Em seguida foi coberto de rezina e atearam-no fogo. Tendo sido preservado incólume, apesar de tudo isso, o bispo foi jogado num calabouço para morrer de fome. No entanto, um anjo…
Continue lendo03 de Junho: São Luciniano e seus companheiros, Mártires
De acordo com o menologio do imperador Basílio, São Luciniano era um sacerdote pagão de Nicomédia, convertido ao cristianismo já em idade avançada, e morreu martirizado. Durante o reinado do Imperador Aureliano, ele foi preso e levado perante o juiz Silvano. Tendo se recusado a negar Cristo, golpearam-no em seu rosto com pedras, o açoitaram e o arrastaram por uma corda atada em torno de seu pescoço. Mais tarde foi encarcerado e, na prisão, teve o consolo de encontrar quatro…
Continue lendo04 de Junho: São Metrófanes, Bispo de Bizâncio
São Metrófanes foi bispo de Bizâncio nos tempos do Imperador Constantino. É provável que tenha sido o primeiro bispo naquela cidade que, antes, estava compreendida na jurisdição na diocese de Heraclea. Desfrutava, por sua santidade, de grande reputação entre os cristãos do Oriente que, logo após a morte de Constantino, construíram uma igreja em sua homenagem. Esta igreja, quando já se encontrava em ruínas, no século VI, foi reconstruída por Justiniano. Metrófanes era filho de Domício, irmão do Imperador Probus….
Continue lendo05 de Junho: São Doroteo de Tiro, Mártir
O Mártir São Doroteo era um sacerdote de Tiro, depois foi o bispo daquela diocese. Durante o reinado de Diocleciano, após ter sofrido todos os tipos de perseguição por causa da fé, foi, por fim, banido de sua cidade natal. Uma tréqua no rigor da perseguição lhe permitiu voltar ao seio de seu rebanho e assistir o Concílio de Niceia, em 325. Mas, enquanto Juliano, o apóstata, ocupou o trono, a perseguição foi retomada, e Doroteo teve de novo de fugir…
Continue lendo06 de Junho: Santo Hilário, o Jovem, abade do monastério de Dalmacia
Santo Hilário nasceu na Capadócia, por volta do ano 775. Seus pais, Theodocia e Pedro, prestavam serviço no palácio. Sendo pessoas muito devotas, semearam no coração do pequeno Hilário os ensinamentos cristãos. Este, ainda muito jovem, sentindo arder em seu coração a chama da fé, tomou a decisão de ir ao monastério Hironisu, em Constantinopla. Lá se dedicou ao aos estudos e exercícios espirituais. Um pouco mais tarde foi para o monastério de Dalmácia onde foi tonsurado monge, passando lá…
Continue lendo07 de Junho: São Willebaldo, Bispo de Eichstatt
Willebaldo nasceu por volta do ano 700, no reino ocidental de Saxônia. Era filho de São Ricardo (7 de fevereiro) e, portanto, irmão dos santos Winebaldo e Walburga. Aos 3 anos de idade ficou gravemente enfermo e já não havia esperança de que pudesse sobreviver. Quando todos os remédios naturais resultaram ineficazes, seus pais o levaram aos pés de uma grande cruz erguida num lugar público, próximo da casa da família. Ali fizeram, diante de Deus, uma solene promessa de…
Continue lendo08 de Junho: Santa Mártir Kaliopi
Santa Kaliopi viveu no século III, no tempo do Imperador Décio. De notável beleza física, distinguiu-se, no entanto, pela beleza de sua alma. Muitos homens, deslumbrados por sua beleza, tentaram, em vão, se casar com ela. Sua alma e todo o seu esforço foram dedicados ao cuidado e assistência aos mais fracos e pobres. Quando teve início a perseguição aos cristãos por Décio, prenderam também a Santa e levaram-na à presença do imperador. Este, muito impressionado por sua beleza, buscou,…
Continue lendo09 de Junho: São Cirilo de Alexandria, bispo, [† 444]
São Nicodemos de Monte Athos, em seus escritos de histórias de santos, refere-se a São Cirilo, Arcebispo de Alexandria, nascido no ano 370 em Alexandria. Sobrinho do Arcebispo Teófilo, Cirilo recebeu uma profunda educação teológica, tornando-se o sucessor no arcebispado. Na época do Terceiro Concílio Ecumênico, no ano 431, em Éfeso, São Cirilo foi eleito presidente da mesmo. Neste Concílio foi condenada a heresia de Nestório sobre a pessoa da Mãe de Deus e sempre Virgem Maria. Foram muitos os…
Continue lendo10 de Junho: Santos Alexandros e Antonina
Esta virgem cristã, Santa Antonina, foi a estrela luminosa da cidade de cardamom. Toda a sua vida foi caracterizada por sua fé e por sua esperança posta em Deus, Nosso Senhor. Ocupava-se do cuidado aos órfãos, e isso chegou aos ouvidos do governador que ordenou sua prisão e que fosse submetida a interrogatório. Sem hesitações, Antonina admitiu ser cristã . O governador, vendo que não conseguia fazer com que mudasse sua posição, mandou que lhe tirassem as roupas e, nua,…
Continue lendo11 de Junho: Apóstolo São Bartolomeu
O Santo Apóstolo Bartolomeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Após o Pentecostes, tendo recebido, junto com os demais, o Espírito Santo, que desceu sobre eles em forma de línguas de fogo quando se encontravam reunidos no cenáculo com Maria, São Bartolomeu seguiu com o apóstolo Felipe para pregar o Evangelho na Síria e Ásia Menor. Os dois partiram dali, primeiro pregando juntos, depois, se separando, enquanto visitavam várias cidades individualmente. Mais tarde, outra vez juntos, levaram a muita…
Continue lendo12 de Junho: Santo Onofre
Entre os muitos eremitas que viveram nos desertos do Egito durante os séculos 4º e 5º, havia um santo varão chamado Onofre. O pouco que se sabe dele vem de um relato atribuído a certo abade Pafnucio, sobre as visitas que fez aos eremitas de Tebaida. Ao que parece, vários dos ascetas que conheceram Pafnucio lhe pediram que escrevesse sobre essa relação, tendo circulado várias versões, sem que por isso a essência da história fosse desvirtuada. Pafnucio empreendeu a peregrinação…
Continue lendo13 de Junho: Santa Aquilina, Mártir
Nos primórdios do Cristianismo, os fiéis do Oriente professavam grande veneração à Santa Aquilina, e seu nome aparece em quase todos os martirológios. São José, o Hinógrafo, compôs um ofício especial em sua honra com um hino em acróstico, isto é, a primeira letra de cada verso, na sucessão vertical, presta um louvor à santa, que o autor chama a sua mãe espiritual. Aquilina era natural de Byblosa, Fenicia, filha de pais cristãos e batizada por Eutálio, bispo daquela diocese….
Continue lendo14 de Junho: São Metódio, Patriarca de Constantinopla
Os gregos professam uma grande devoção a São Metódio, Patriarca de Constantinopla, devido ao importante papel que desempenhou na luta contra os iconoclastas, por sua decisiva contribuição para a sua derrota final, bem como pela sua resistência heróica diante das perseguições que sofreu e, portanto, é honrado com os títulos do “Confessor” e “o Grande”. Metódio, que era natural de Sicília, em Siracusa, sua cidade natal, recebeu uma excelente educação e transferiu-se para Constantinopla com objetivo de obter um posto…
Continue lendo15 de Junho: São Tatiano Doulas, Mártir
Por volta do ano 310, o prefeito de Silícia, chamado Máximo, presidiu um tribunal no promontório de Zefirio. O primeiro dos presos que foi trazido à sua presença era um cristão muito conhecido na região, que havia sido detido por causa de sua fé. Quando solicitado a se apresentar e informar quem era, ele disse que se chamava Tatiano, apesar de que todos os seus conhecidos o chamavam Dulas, e por certo que era um dulos (servo), um verdadeiro servo…
Continue lendo16 de Junho: São Tikón
Tudo o que podemos dizer sobre São Tikón é que, numa época muito antiga, ocupou a sede episcopal de Amato, lugar onde está localizada agora a cidade de Limassol, em Chipre, e que durante séculos desfrutou de grande veneração pelos habitantes da ilha, a quem lhes chamam o “Milagroso”, e é considerado o padroeiro dos vinicultores. Dois são os pontos da sua vida que seus hagiógrafos destacam sempre: o primeiro, que era filho de um padeiro e, ainda menino, costumava…
Continue lendo17 de Junho: Santo Hipácio, Abade
No subúrbio de Calcedônia, conhecido como «La Encina», que deu seu nome ao infame pseudo-sínodo que condenou São João Crisóstomo, certo funcionário consular, de nome Rufino, construiu uma igreja dedicada a São Pedro e São Paulo e, junto dela, um monastério. A comunidade monástica que ali viveu e que da assistência à igreja, teve o seu período de prosperidade, mas a morte do fundador causou a dispersão dos monges ficando, tanto o monastério como a igreja, abandonados e, logo conhecidos…
Continue lendo18 de Junho: Santos Mártires Leôncio, Hipácio e Teódulo
Os santos mártires Leôncio, Hipácio e Teódulo, padeceram durante o império de Vespasiano (ano 70-79), na cidade de Trípoli, Fenícia. Leôncio era grego de nascimento, militar de alta patente do exército romano, inteligente e preparado por natureza, um perito em cultura literária, virtuoso, compassivo com os pobres e muito hospitaleiro. Num certo dia, denunciaram ao governador que Leôncio orientava às pessoas a não venerar nem oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. O governador ordenou ao tribuno Hipácio que, sob o seu…
Continue lendo19 de Junho: São Judas, irmão do Senhor
O Santo Apóstolo Judas foi um dos doze apóstolos do Senhor, e sua origem é a tribo de Judá, de onde descende também David e Salomão. São Judas nasceu em Nazaré, Galiléia, filho de José, o Justo, a quem a Puríssima Virgem Maria desposou. Segundo a tradição, a mãe de Judas foi Salomé, filha de Hagai. Este, por sua vez, era filho de Baraquiá, irmão de São Zacarias, o pai do precursor do Senhor, o Profeta São João Batista. Judas…
Continue lendo20 de Junho: São Metódio, Mártir Sacerdote e Bispo de Patáron
São Metódio viveu no século VI d.C.. Homem de uma grande sabedoria e filantropia, Metódio foi rapidamente elevado ao topo da hierarquia da Igreja. Ele foi um eminente teólogo e o primeiro a negar os escritos hereges de Orígenes, de acordo com Jerônimo e Sócrates, historiador que foi bispo de Olimpo, em Lycia e, mais tarde, em Nefmático, na Fenícia, embora tenha sido mais conhecido como Bispo de Patáron, por seu famoso escrito no qual refletia sobre a ressurreição realizada…
Continue lendo