Santa Maria do Egito viveu em meados do V século e começo do VI. A sua juventude não era nada promissora. Ela tinha somente 12 anos, quando saiu de sua casa em Alexandria, e ficando livre do controle dos pais, jovem e inexperiente como era se envolveu com a vida devassa. Não havia ninguém quem podia detê-la e tinha muitos sedutores e muitas tentações em volta dela. Assim, ela passou 17 anos nesta vida que leva à perdição, até que…
Continue lendo02 de Abril: São Tito, o Taumaturgo (séc. IX)
Pouco se sabe sobre a vida de São Tito, exceto que, desde a sua juventude, ele mostrava-se muito zeloso pela vida monástica. Buscou sempre viver uma vida de ascese, tendo vivido durante século IX no Monastério Studion, próximo de Constantinopla. Por sua vida virtuosa, exercitado no jejum, na pureza de alma e nas boas disposições para com os demais, Tito conquistou o amor dos irmãos e, a seu pedido, foi ordenado sacerdote. Homem de fé fervorosa ele lutou em favor…
Continue lendo03 de Abril: São Nicetas, o Confessor, monge († 824)
Os pais de São Nicetas residiam em Cesaréia, na Bitínia. Sua mãe morreu algumas semanas após o seu nascimento. Diante da morte de sua esposa, o pai de Nicetas o levou junto consigo e foram morar em um monastério. O menino cresceu na austeridade da vida monástica. Tão boa educação produziu excelentes frutos e o preparou para o ingresso ao Monastério de Medikion, no Monte Olimpos, Ásia Menor. Este monastério tinha sido fundado há pouco tempo pelo Abade Nicéforo que…
Continue lendo04 de Abril: São Platon, o Estudita († 814)
Os pais de Platon morreram em Constantinopla quando ele tinha apenas 13 anos. Um dos seus tios, que era tesoureiro imperial, encarregou-se de sua educação e o formou para ser seu colaborador. Mas, aos 24 anos de idade, Platon abandonou o mundo e abraçou a vida religiosa. Vendeu suas posses, dividiu o dinheiro entre seus irmãos e alguns pobres e ingressou no monastério Simboleão, do Monte Olimpo, em Bitínia. Depois de revelar grande virtude na execução das tarefas mais humildes…
Continue lendo05 de Abril: Santos Cláudio, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião, mártires († c. 250)
Claudio e seus companheiros, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião eram naturais de Corinto, Grécia, e viveram na época do imperador Décio (249-251). Por lhes ser exigido que negassem sua fé em Cristo, e porque a reafirmaram ainda com maior veemência, um oficial da guarda do imperador o submeteu a grandes tormentos. Mesmo no sofrimento, permaneceram inabaláveis em sua fé em Jesus Cristo, assim como o Apóstolo Paulo, fundamento de nossa Igreja. Foram todos martirizados, um a um. Sabe-se…
Continue lendo06 de Abril: Santo Eutíquio, patriarca de Constantinopla († 582)
Eutíquio nasceu na Frigia e era filho de um ilustre casal da cidade de Theia. Estudou em Constantinopla e foi tonsurado monge no monastério de Amasea. No ano de 552, foi enviado como representante de seu bispo à Constantinopla. Sua atuação em Constantinopla atraiu a atenção de Justiniano que o nomeou sucessor do Patriarca Menas. Eutíquio presidiu o Concilio Ecumênico de Constantinopla em 533, junto com os Patriarcas de Alexandria e Constantinopla. Anos mais tarde, por discordar das posições teológicas…
Continue lendo07 de Abril: Santos Kaliópios, Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope († 304)
Kaliópios pertencia a uma família de senadores de Perge, na Panfília. Foi educado por sua mãe Theocles nas virtudes cristãs. Quando foi promulgado o edital que ordenava a perseguição aos cristãos, por Diocleciano, (304), refugiou-se em Pompeiopolis na Cilícia. Testemunhando os cultos que o prefeito Maximo rendia aos ídolos, o jovem cristão se recusou a participar, declarando: «sou cristão, e através do jejum honro a Cristo!» Imediatamente foi preso e levado aogovernador que lhe ofereceu sua filha em casamento se aceitasse…
Continue lendo08 de Abril: São Celestino I, papa de Roma († 432)
Foi papa da Igreja de Roma entre os anos 422 e 432. Nasceu em Roma e, depois de ter vivido vários anos em Milão, junto de santo Ambrósio, foi eleito papa em 10 de setembro de 422, sucedendo São Bonifácio I (418-422). Enfrentou as doutrinas heréticas pelagianas que se haviam difundido, sobretudo nas Gálias e na Britânia. Confiou a Cirilo de Alexandria a tarefa de renegar Nestório e conseguiu a condenação do nestorianismo, primeiramente no sínodo de Roma (430). De…
Continue lendo09 de Abril: Santo Eupsíquio de Cesaréia, mártir († 362)
Santo Eupsíquio, nascido na Cesaréia, na Capadócia, era ainda recém casado quando Juliano, o apóstata, a caminho de Antioquia, passou por aquela cidade. O imperador ficou impressionado ao ver que quase todos os habitantes da cidade eram cristãos. Tomado de cólera quando soube da destruição do templo da deusa Fortuna, condenou à morte ou ao exílio todos os que julgava serem os autores daquele ato. Segundo o historiador Sozemeno, Eupsíquio estava entre esses mártires que morreram no ano de 362….
Continue lendo10 de Abril: Santos Terêncio, Pompeu e cc., mártires († c. 250)
Durante a perseguição de Décio, Fortunato, o governador das províncias Africanas, publicou o decreto imperial anunciando ao povo de Cartago: «Prestai sacrifícios aos deuses, ou estejam preparados para o suplício!» E fez uma demonstração de instrumentos de tortura, pretendendo assim intimidá-los. Muitos cristãos, atemorizados, acabaram por renunciar a sua fé, mas quarenta deles mantiveram-se inabaláveis. Fortunato ordenou que comparecessem perante seu tribunal para censurá-los por sua obstinação. Então, um jovem cristão chamado Terêncio falou em nome dos cristãos: «Jesus Cristo…
Continue lendo11 de Abril: Santo Hieromártir Antipas, bispo de Pérgamo († c. 90)
O Santo e glorioso mártir Antipas foi contemporâneo dos apóstolos que o tinham posto à frente da Igreja de Pérgamo. Na época da perseguição de Domiciano (c. 83), mesmo já sendo de idade avançada, o santo bispo foi levado à prisão pelos pagãos por negar-se a oferecer sacrifícios aos ídolos. O Santo foi então arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga e, portanto,…
Continue lendo12 de Abril: São Basílio, o confessor, bispo de Riazan († 1295)
São Basílio iniciou seu ministério episcopal em Mourom, uma das mais antigas cidades da Rússia. Levava uma vida irrepreensível, edificando espiritualmente seus fiéis pelo exemplo de uma vida virtuosa. Contudo, foi injustamente acusado de levar uma vida de devassidão e algumas pessoas decidiram puni-lo e, antes mesmo de submetê-lo a um tribunal eclesiástico. Certo dia, foi cruelmente perseguido e ameaçado de morte pela multidão que se deixou seduzir por falsas insinuações do maligno. Durante toda a noite São Basílio passou…
Continue lendo13 de Abril: São Martinho, o confessor, papa de Roma, mártir († 655)
Nasceu na Itália central, tendo sido eleito papa de Roma num momento em que a heresia monofisita havia entrado na Igreja. Infelizmente, nesta época, a Igreja de Constantinopla estava sob o patriarca Paulo II, um defensor dessa posição junto com o imperador Constantino II. São Martinho defendeu a fé ortodoxa e, através de cartas e delegados especiais enviados ao patriarca Paulo, tentou fazê-lo voltar à verdadeira fé, à doutrina ortodoxa. O patriarca, influenciado pelo imperador insistiu em defender o monofisismo,…
Continue lendo14 de Abril: Santos Aristarco, Prudente e Trófimo, apóstolos [dos 70] séc. I)
Estes santos faziam parte do grupo dos 70 apóstolos, colaboradores de São Paulo. O Apóstolo refere-se a Aristarco em sua Epístola aos Colossenses: «Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o» (Cl 4,10); e em sua Epístola a Filemon: «Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores». (Fm 1,24). Na segunda Epístola a Timóteo faz referência a Prudente,com base na qual pode-se afirmar que…
Continue lendo15 de Abril: Santo Mártir Soukias e seus companheiros: Lucian, Polyeucto, Quadrato, Antíoco, Iksoron, Memas, Focas, Sérgio, Domécio, Adrian, Zósimo, Victor, Thalkise, Jordão, Anastásio, Teodoro, Jacques e Heodose, na Armênia
São Soukias e seus companheiros eram de famílias reais e serviam ao rei Artas da Armênia. Quando São Voskeank, discípulo do apóstolo São Judas Tadeu, chegou à Armênia para pregar o Evangelho, eles não só acolheram a Boa Nova como também foram batizados por ele. Quando a rainha Sathenik tomou conhecimento do fato, proibiu o acesso do missionário ao palácio. Atemorizado, São Voskeank fugiu e os seus novos discípulos seguiram-no. Mas, logo foram alcançados pelos oficiais que tentaram, em vão,…
Continue lendo16 de Abril: Santas Virgens Ágape, Irene, Chiônia, mártires de Dálmata (início do séc. IV)
V Viviam perto da cidade de Aquiléa, norte da Itália, no final do terceiro século. Ainda muito jovens ficaram órfãs e decidiram casar-se. Quando o imperador Diocleciano visitou Aquiléa, iniciou uma feroz perseguição contra os cristãos e muito rapidamente todos os cárceres estavam repletos. As três irmãs também foram presas e sofreram suplícios. Posteriormente, em uma cerimônia religiosa dedicada a elas, foi dito que nunca tiveram medo dos ataques das feras, nem mesmo quando estas dilaceravam seu corpo. Diz-se também…
Continue lendo17 de Abril: São Simeão, bispo de Selêucia (Pérsia) e seus 1150 companheiros mártires († 314)
Na Pérsia havia uma comunidade cristã cujos integrantes regiam suas vidas pelas palavras do Evangelho, com abnegação, dispostos sempre a sacrificarem-se pelo nome e pela glória de Cristo. O coração desta comunidade era o bispo Simeão, exemplo de vida cristã. Os persas sentiam-se incomodados com a presença dos cristãos naquela região e os delataram para o rei Sapor II dizendo que os cristãos planejavam uma revolução. O rei então ordenou que o bispo fosse trazido a ele para ser interrogado….
Continue lendo18 de Abril: São João, discípulo de São Gregório, o Decapolita († C. 850)
São João foi um dos mais queridos discípulos de São Gregório, o Decapolita. Ainda muito pequeno, compreendeu o valor do amor a Jesus Cristo. Posteriormente, conservando este sentimento em seu coração, aproximou-se de São Gregório, o Decapolita, que lhe consagrou monge para que ele pudesse melhor se exercitar na luta espiritual e obter assim a salvação de sua alma, para glória de Deus. João cresceu espiritualmente na prática da obediência, a ponto de São Gregório agradecer a Deus por considerá-lo…
Continue lendo19 de Abril: Santo hieromártir Pafnucio (início do séc. IV)
São Pafnuncio era um eremita e bispo de uma das regiões do deserto do Egito. Participou ativamente do Concilio de Nicéia, em 325, defendendo o celibato clerical principalmente para os bispos. Defendia que somente a mãe, irmã ou tias do clérigo poderia coabitar com ele na mesma residência. Pafnuncio defendia que entre os diáconos e subdiáconos esta regra canônica poderia não ser observada. Relata-se que durante o Concilio, Pafnuncio levantou sua voz em defesa de se respeitar a continência somente…
Continue lendo20 de Abril: Santo Anastasio, Patriarca de Antioquia († 700)
Muito freqüentemente se confunde Santo Anastásio de Antioquia com Santo Anastásio de Monte Sinai, este último, um monge que viveu um século mais tarde. Santo Anastásio, Patriarca de Antioquia, era um homem muito sábio e piedoso. Segundo Evágrio, ele preferia sempre o silêncio, e quando alguém discutia assuntos mundanos em sua presença, parecia não ter língua nem ouvidos. Por outro lado, tinha o dom de consolar os aflitos. Durante 23 anos esteve afastado de sua sede por combater às heresias…
Continue lendo