«Façamos o homem à nossa imagem e semelhança», disse Deus (Gn 1,26). Os outros seres da criação resultaram de uma simples ordem: «Faça-se luz», ou «Faça-se o firmamento». Porém, Deus não disse: «Faça-se o homem», mas: «Façamos o homem». Com efeito, achou conveniente dar forma a esta imagem de Si próprio, superior a todas as outras criaturas, com as suas próprias mãos. Esta obra era-Lhe particularmente próxima; Ele tinha-lhe um grande amor. […] Adão é a imagem de Deus, porque…
Continue lendo«Vinde às bodas»
A força da união da Igreja ao Filho de Deus é maior que a da união da esposa ao seu marido. Pois qual foi o esposo, para além de Nosso Senhor, que morreu jamais por sua esposa, qual foi a esposa que escolheu jamais um crucificado como esposo? Quem deu jamais o seu sangue como presente a sua esposa, senão Aquele que morreu na cruz, selando a união nupcial por meio das suas chagas? Quem se viu jamais morto e…
Continue lendo«Se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis em Mim, pois ele escreveu a meu respeito»
Moisés enunciou os mistérios, mas sem os explicar. Com efeito, ele tinha dificuldade em falar e não conseguia exprimir-se com clareza (Ex 4,10). Esta dificuldade em falar foi-lhe conservada como desígnio, para que todos os seus discursos permanecessem por explicar. Quando Nosso Senhor veio, soltou a língua de Moisés e todas as suas palavras. se tornaram distintas, porque a sua língua deixou de gaguejar e agora os seus discursos são transparentes como o dia Até Nosso Senhor, a palavra estava…
Continue lendo«São elas [as Escrituras] que dão testemunho de Mim»
«O rosto de Moisés resplandecia porque ele tinha falado com Deus. Aarão e todos os Israelitas viram-no […] e tiveram medo de se aproximar dele. […] Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu» (Ex 34,29s). O brilho com o qual o rosto de Moisés resplandecia era Cristo a brilhar nele; mas não Se mostrou aos olhos dos hebreus: eles não O viram. […] Em todo o Antigo Testamento Ele Se nos apresenta velado, como Moisés,…
Continue lendo«Os dois serão uma só carne»
«Façamos o homem à nossa imagem e semelhança», disse Deus (Gn 1,26). Uma simples ordem fez surgir os outros seres da criação: «Haja luz», ou «Haja um firmamento». Desta vez, porém, Deus não disse: «Haja o homem», mas: «Façamos o homem» Com efeito, achou conveniente dar forma com as suas próprias mãos a esta imagem de Si próprio, superior a todas as outras criaturas. Esta obra era-Lhe particularmente próxima; Ele tinha-lhe um grande amor. […] Adão é a imagem de…
Continue lendo«O Reino do Céu é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho»
Nos Seus desígnios misteriosos, o Pai tinha preparado uma esposa para o Seu Filho único e tinha-lha apresentado sob as imagens da profecia. […] Moisés escreveu no seu livro que «o homem deixará o pai e a mãe, para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne» (Gn 2,24). O profeta Moisés falou-nos nesses termos do homem e da mulher para anunciar Cristo e a Sua Igreja. Com olhar agudo de profeta, viu Cristo tornar-Se um…
Continue lendo«Converter-se e regressar»
Regressarei à casa de meu Pai, como o Filho Pródigo (Lc 15,18), e serei acolhido. Tal qual ele fez, assim farei eu: corresponderá o Pai aos meus desejos? […] Pois estou como morto pelo pecado, como de uma doença. Resgata-me desta ruína, e possa eu louvar o Teu nome! Senhor da terra e do céu, peço-Te: ajuda-me e mostra-me o caminho para chegar a Ti! Leva-me à Tua presença, Filho do Magnânimo, e atinge assim o cume da Tua misericórdia!…
Continue lendo«Se acreditásseis em Moisés, talvez acreditásseis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito»
Moisés enunciou os mistérios, mas sem os explicar. Com efeito, ele tinha dificuldade em falar e não conseguia exprimir-se claramente (Ex 4, 10). Esta dificuldade em falar foi-lhe conservada como desígnio, para que todos os seus discursos permanecessem inexplicados. Quando Nosso Senhor veio, soltou a língua de Moisés, e hoje todas as suas palavras se tornaram distintas, porque a sua língua não gagueja mais e os seus discursos são transparentes como o dia. Até Nosso Senhor, a palavra estava entorpecida…
Continue lendo«Porventura és mais do que o nosso Patriarca Jacob?»
A vista da beleza de Raquel tornou Jacob, de certo modo, mais forte: ele conseguiu levantar a enorme pedra de cima do poço e, assim, dar de beber ao rebanho (Gn 29, 10). […] Em Raquel, com quem casou, viu o símbolo da Igreja. Foi por isso que, ao beijá-la, teve de chorar e de sofrer (v. 11), a fim de prefigurar, pelo seu casamento, os sofrimentos do Filho. […] Quão mais belas são as núpcias do Esposo real do…
Continue lendoLevantar-me-ei, irei ter com meu pai
Regressarei à casa de meu Pai como o filho pródigo, e serei acolhido. Tal como ele o fez, também eu o farei: Ele atender-me-á? Eis-me a bater, Pai misericordioso, à Tua porta; abre, para que eu entre, não me perca, não me afaste nem pereça! Fizeste-me Teu herdeiro, mas eu abandonei a herança e dissipei os meus bens; que doravante eu seja como um jornaleiro e um servo. Assim como pelo publicano a tiveste, tem piedade de mim, e eu…
Continue lendoDeus separou a luz das trevas (Gn 1,4)
Enquanto os anjos, assombrados, nada ousavam perguntar, ecoou a ordem divina: «Faça-se a Luz!» (Gn 1,3), e a luz rompeu as trevas. […] Era domingo, o primeiro dos dias, o primogênito entre os seus irmãos, o dia portador de mistérios e símbolos. Deus criara dois gémeos que em nada se pareciam: a noite escura, e o dia claro. A noite era a irmã mais velha, mas o dia apanhou-a e ocupou o seu lugar. Este primeiro dia, este fundamento da…
Continue lendo