MENSAGEM POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DO DIA DO “OXI” (NÃO) DO CÔNSUL HONORÁRIO DA GRÉCIA, PROF. CONSTANTINO COMNINOS

Gregos, descendentes e amigos da Grécia:

Cumprimentando-os, venho, em nome de Sª. Exª. o Embaixador da Grécia no Brasil Senhor Ioannis Pediiótis, e em meu próprio nome, transmitir para todos os gregos e descendentes e aos amigos da Grécia, integrantes das comunidades gregas dos Estados jurisdicionados por esta Repartição Consular, as nossas manifestações de júbilo quando se comemora a Data Cívica do 28 de outubro, consagrada como o dia do OXI (o NÃO).

Tomo a liberdade de comunicar, que o ano de 2021, contempla a comemoração com galhardia, o bi-centenário do início das lutas pela independência da Grécia, que teve a data do 25 de março de 1821, como ponto de partida para inúmeras guerras que só terminaram em 1947, quando o Dodecaneso foi integrado as fronteiras da Grécia. O Governo Grego está empenhado em mostrar ao mundo a nossa presença como nação participe de todos os grandes acontecimentos mundiais, haja vista, as inúmeras instituições políticas e econômicas internacionais onde a Grécia mantém assento permanente.

Nunca é demais afirmar que o povo grego sempre foi amante da paz. A efeméride comemorativa do 28 de Outubro, faz acontecer todos os anos, para provar ao mundo que a participação em todos os conflitos que os gregos se envolveram, só ocorreu quando se tratava de assegurar a vigência das democracias e a fraternidade universal. A invasão dos exércitos com ideologias totalitárias em território grego no ano de 1940, ceifou vidas e destruiu propriedades. O patriotismo do povo grego, das forças armadas e de seus líderes aflorou mais uma vez, com uma resistência que frustrou a estratégia das forças invasoras. Da antiguidade até os nossos dias, esta foi uma, entre tantas invasões, sofrida pelo povo grego, que revidou os contraventores tão somente em sua defesa, para garantir as fronteiras do país e sua soberania, conquistadas a duras penas, desde o início das lutas pela independência, determinante da existência do Estado Moderno Grego.

Homenageando aqueles que, vivendo no Brasil, participaram deste conflito como soldados e cidadãos permitam-me conclamar aos gregos, descendentes e amigos da Grécia da nossa jurisdição consular, unidos em um elo de solidariedade universal, para juntos, propugnamos, para que a tolerância, a amizade, o respeito e a paz entre os homens, venham a vingar eliminando os conflitos bélicos que assolam “a mãe terra” (Toynbee & Doxiadis), planeta este em que vivemos.

O Cônsul Honorário, Constantino Comninos (Professor)

oxi-2020-pronunciamento-constantino-comninos

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *