Sois tão insensatos, que adorais estátuas de pedra que vós mesmos fizestes? […] O Criador do mundo, o Pai, cuja arte é sem igual, foi o único que produziu uma estátua viva, que somos nós, os homens, ao passo que os ídolos […] não passam de uma obra estúpida de mãos humanas. O Verbo, a Palavra de Deus, é a imagem de Deus (Hb 1,3) […]; e o homem verdadeiro, o espírito que está no homem, é a imagem do Verbo. Assim, está dito que o homem foi feito «à imagem e semelhança de Deus» (Gn 1,26), isto é, assimilado ao Verbo divino pela inteligência do seu espírito. […]

Recebei, pois, a água espiritual, vós que ainda estais manchados; lavai-vos, purificai-vos, aspergindo-vos com a água da verdade, pois tendes de subir ao Céu purificados. Tu és homem, a mais universal das realidades; busca, pois, o teu Criador. Tu és filho, a mais pessoal das realidades; reconhece, pois, o teu Pai. Mas, se persistis no pecado […], a quem dirá o Senhor: «Vosso é o Reino dos Céus» (Mt 5,3)? É vosso se o quiserdes, quando tiverdes escolhido a favor de Deus. É vosso se quiserdes crer, se quiserdes aceitar a mensagem, como fizeram os habitantes de Nínive – que, por terem ouvido o profeta, obtiveram, graças ao seu arrependimento sincero, a felicidade da salvação em lugar da ruína que os ameaçava (Jn 3).

Mas como faremos para subir aos Céus?, podeis perguntar. O caminho é o Senhor (Jo 14,6), que é um caminho estreito (Mt 7,13) […], mas que leva aos Céus; um caminho estreito que é desprezado na Terra, mas um caminho amplo que é adorado nos Céus. Quem nunca ouviu falar do Verbo de Deus pode, devido à sua ignorância, ser perdoado dos seus erros. Aquele, porém, cujos ouvidos ouviram a mensagem e que não a ouviu no seu coração, esse tem a responsabilidade de uma desobediência voluntária. Quanto mais consciente for, mais será enganado pelo seu conhecimento: será a sua própria consciência a condená-lo por não ter escolhido melhor; com efeito, pela sua natureza de homem, tinha sido feito para a amizade com Deus.


São Clemente de Alexandria (150-c. 215)
«Protréptico», capítulo 10
Fonte: Evangelho Cotidiano

 
 

Não há comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Post a Comment


 
 
 

Pesquisar neste site

Web manager