Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Patriarcado Ecumênico
 
 
 

Julho de 2008:

Histórica visita do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, para celebrar o aniversário de 1020 anos de evangelização da Ucrânia

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, chegou nesta sexta-feira, 25 de Julho, à Ucrânia para participar, neste fim de semana, das celebrações oficiais do 1.020º aniversário da cristianização deste país eslavo. Bartolomeu I se reuniu com o presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, e oficiou Liturgias nas Grutas de Kiev e na Catedral de Santa Sofia, pela evangelização da antiga Rus de Kiev, precursora da atual região da Ucrânia. «Sua visita honra a todos os cristãos ortodoxos da Ucrânia e dá um forte impulso para a unidade e a conciliação das igrejas ortodoxas do país», declarou Yushchenko, ao receber o Patriarca de Constantinopla. Bartolomeu I respondeu que o Patriarcado de Constantinopla, «berço da ortodoxia e centro de união entre todos os cristãos ortodoxos do mundo», deseja «ajudar às igrejas irmãs da Ucrânia e conduzi-las à paz e à unidade».


O Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e o Patriarca de Moscou e Toda a Rússia celebraram juntos neste domingo, 27 de julho, ante o monumento de São Wladimir, em Kiev, uma Liturgia em comemoração aos 1020 anos da cristianização da Rússia de Kiev (principado eslavo situado na atual Ucrânia e uma parte da Rússia ocidental).

Na liturgia, que foi transmitida por todos os canais de TV da Ucrânia, participaram líderes das igrejas ortodoxas de outros países que atenderam ao convite para as comemorações dos 1020º aniversário do cristianismo em Kiev, dentre elas: Patriarcado Ecumênico de Constantinopla; Patriarcado de Moscou e Toda a Rússia; Igreja Ortodoxa de Alexandria; Igreja Ortodoxa de Antioquia; Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém; Igreja Ortodoxa da Sérvia; Igreja Ortodoxa da Romênia; Igreja Ortodoxa da Bulgária; Igreja Ortodoxa da Geórgia; Igreja Ortodoxa da Grécia; Igreja Ortodoxa da Polônia; Igreja Ortodoxa da Albânia; Igreja Ortodoxa das Repúblicas Tcheco e Eslováquia e da Igreja Ortodoxa da América (OCA).

O presidente ucraniano, Víctor Yuschenko, que esteve presente no início da Liturgia, teve de se ausentar mais tarde para viajar às regiões do país atingidas por graves inundações.

Após a celebração os líderes religiosos seguiram em procissão à frente de milhares de fiéis em direção a Lavra de Kiev e Pechora, a principal igreja (templo) da capital ucraniana junto à Catedral de Santa Sofía. O oficio, celebrado aos pés do histórico monumento do Santo Príncipe Vladimir, foi assistido por milhares de fiéis e teve a participação de dois coros, um grego e outro ucraniano, que entoaram hinos tradicionais bizantinos das duas tradições.

Segundo a historiografia tradicional, no ano 988 o príncipe Vladimir de Kiev abraçou a fé cristã ortodoxa da Igreja de Constantinopla, cujo Patriarca enviou então clero ortodoxo que batizou os habitantes do país nas águas do rio Dnieper.


Fotos: DayLife

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas