Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
   

A Afirmação de Edimburgo, 1937

«Estamos unidos na fé em nosso Senhor Jesus Cristo, a Palavra incarnada de Deus. Estamos unidos na lealdade a Ele, como cabeça da Igreja, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Estamos unidos reconhecendo que esta lealdade é prioritária a qualquer outra que possa ter direitos sobre nós.

Esta unidade não consiste num acordo entre os nossos modos de pensar nem no consentimento das nossas vontades. Está fundada no próprio Jesus Cristo, que viveu, morreu e ressuscitou para nos levar ao Pai, e que por meio do Espírito Santo habita na sua Igreja. Somos uma só coisa porque todos somos objetos do amor de Deus e da sua Graça, e fomos chamados a dar testemunho em todo o mundo do seu glorioso Evangelho.

A nossa unidade é de coração e de espírito. Estamos divididos de modos diferentes na nossa vida em Jesus Cristo, porque entendemos de maneiras diferentes a sua vontade para a sua Igreja. Cremos, contudo, que uma compreensão mais profunda levar-nos-á a apreender de maneira unida a verdade, tal como ela se nos manifesta em Jesus Cristo.

Reconhecemos humildemente que as nossas divisões são contrárias à vontade de Cristo, e rogamos a Deus que, na sua misericórdia, abrevie os dias da nossa separação e nos conduza, mediante o seu Espírito, à plenitude da unidade...

Também desejamos declarar, a todos os homens e em todos os lugares, a nossa certeza de que Cristo é a única esperança para o mundo... Sabemos que o nosso testemunho se enfraquece por causa das nossas divisões. Apesar de tudo somos um em Cristo e na comunhão do seu Espírito. Imploramos a Deus que em todos os lugares, num mundo dividido e perplexo, os homens possam voltar-se para Cristo, nosso Senhor, que nos une uns aos outros, apesar das nossas divisões...»

Fonte:

Presbyterian Church of Portugal


Voltar à página anterior Topo da página  
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas