Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
O Monte Athos KARYES: A Capital de Monte Athos
 
 
 
KARYES: Capital de Monte Athos

KARYES - A Capital de Monte Athos

ghion Oros (Monte Athos), Estado Teocrático, com 371 km², é uma espécie de Vaticano grego-ortodoxo, situado na mais oriental das três penínsulas da Tessalônica, ao norte da Grécia. As outras duas penínsulas são Longos e Cassandra. A capital administrativa e a sede do governo civil e eclesiástico desta república, autônoma, monástico-teocrática é Karyes, que em grego significa "Noz, fruto da nogueira".

A IGREJA DE PROTATON EM KARYES é um basílica com três naves, sendo que a central, está num nível mais elevado e, ao longo da lateral norte possui uma galeria externa. O alto campanário (torre dos sinos) em forma retangular está construído a alguns metros da igreja no seu lado nordeste. O painel em mármore do lado externo da igreja permanece ainda em seu lugar, assim como os ícones pintados por Theophanes, em meados XVI século. No interior do santuário pode ser visto o milagroso ícone da Virgem "Axion Estin".

O mais antigo monumento, (séc. X), foi decorado com afrescos pelo principal representante das escolas macedônias, chamado Manuel Panselinos. À parte os aspectos históricos do monumento, os afrescos que cobrem praticamente cada parede da igreja são, indubitavelmente, exemplos brilhantes da arte Paleologan, do ano 1300, aproximadamente, cujas cores, formas e sentimentos encontraram a sua melhor expressão nas mãos deste mestre, o mais destacado do período.

Durante os anos de 1950 a 1960, foi realizada uma restauração da Igreja pelo Serviço de Arqueologia. A construção adicional foi removida e o telhado de madeira foi substituído por telhas de cimento em estilo bizantino. A igreja, há mais de dez séculos, é usada pelos monges que vivem em Karyes para as suas orações diárias, bem como para todas as cerimônias oficiais da Comunidade.

 
 
 
 

Fotos pesquisadas* na Internet:

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas